Austrália visita CTs em Campos do Jordão e São José dos Campos

Comitê Paulista havia enviado à Federação Australiana o guia Cidade Base

ter, 02/08/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O dirigente da seleção australiana de futebol, Gary Moretti, visitou na segunda-feira, 1º de agosto, alguns dos Centros de Treinamento de Seleções (CTS) do estado de São Paulo que poderão ser utilizados durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014.

Em Campos do Jordão o australiano conheceu o Hotel Blue Montain e o projeto do Cetar (Centro de Treinamento de Alto Rendimento), em construção pela prefeitura. Em São José dos Campos os locais visitados foram o Centro Tecnológico Aeroespacial (CTA), a Universidade do Vale do Paraíba (Univap) e o hotel Blue Tree Towers. O ex-jogador de futebol Roque Júnior apresentou o projeto do Primeira Camisa, centro de treinamento que será construído próximo à rodovia Carvalho Pinto.

Esta foi a primeira visita de um representante de uma seleção aos potenciais CTS paulistas. Moretti aproveitou sua vinda ao Brasil para acompanhar o Sorteio das Eliminatórias para conhecer rapidamente algumas das opções disponíveis no país. O dirigente elogiou a infraestrutura e a variedade da oferta do estado. O Comitê Paulista já havia enviado à federação australiana o guia Cidade Base, publicação que reúne informações sobre 37 municípios paulistas que desejam receber seleções.

Os CTS visitados cumpriram os pré-requisitos técnicos da FIFA (estrutura esportiva e hoteleira) para receber seleções. Até o final deste ano o Comitê Organizador Local (COL) deverá lançar uma lista com aproximadamente 100 opções de CTS em todo o Brasil, que servirá como referência para que as seleções classificadas para o Mundial escolham sua base no país em 2014.

As visitas foram acompanhadas por autoridades locais, pelo cônsul da Austrália em São Paulo, Richard Wallis, e por representantes do COL e do Comitê Paulista.

Da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional