Atletas do Time SP começam a embarcar para disputa dos Jogos Parapan-Americano no Chile

Competidores de natação e tênis de mesa embarcaram primeiro, no domingo (12); delegação brasileira conta com 61 integrantes do Time SP

seg, 13/11/2023 - 18h32 | Do Portal do Governo
Cátia Oliveira durante treino (Crédito: Ale Cabral/CPB)

Os atletas de natação e tênis de mesa do Time São Paulo Paralímpico, criado e patrocinado pelo Governo de São Paulo por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, embarcaram com destino a Santiago, no Chile, no domingo (12), para a realização dos Jogos Parapan-Americanos que acontecem entre os dias 17 e 26 de novembro. O Time SP é integrado por 106 atletas e, destes, 61 foram convocados para a competição continental – o que representa quase 60% de todo o time.

Representante da natação no Time SP, o multicampeão Talisson Glock é um dos atletas que viajaram no domingo para brigar por medalhes no Chile. Glock ganhou ouro nos 400m livre, prata nos 100m livre e no revezamento 4x50m livre e bronze no revezamento 4x100m livre no durante Mundial de Natação Paralímpica de Manchester 2023. Também foram convocados os seguintes atletas da modalidade: Ana Karolina Soares de Oliveira, Andrey Ribeiro Woyczak Madeira, Cecilia Kethlen Jeronimo de Araujo, Edênia Nogueira Garcia, Esthefany de Oliveira Rodrigues, Gabriel Cristiano Silva de Souza, José Ronaldo da Silva, Lucas Lamente Mozela, Lucilene da Silva Sousa, Phelipe Andrews Melo Rodrigues, Raquel Viel e Roberto Alcalde Rodriguez.

Já no tênis de mesa, cabe destacar a atleta Cátia Oliveira, que conquistou bronze nas duplas e no individual no Mundial da modalidade na Espanha em 2022 e no individual durante os Jogos Paralímpicos de Tóquio em 2020. Os atletas Danielle Rauen, Israel Pereira Stroh, Jennyfer Marques Parinos, Joyce Fernanda de Oliveira, Lucas Carvalhal Arabian, Marliane Amaral Santos e Paulo Sergio Salmin Filho também integram esta categoria e foram convocados.

“A convocação de mais da metade do Time SP para um evento como o Parapan é motivo de muita felicidade para todos nós. Demonstra o empenho e o talento que nossos atletas têm, todos os dias, para evoluírem em suas modalidades. Agora, nosso papel é também torcer para que eles possam se superar e somar com as conquistas que o Brasil deve obter na competição internacional”, comenta o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa.

O Time SP fará a viagem para o Chile de forma fracionada, com atletas da natação e do tênis de mesa que embarcaram no domingo (12), seguidos dos representantes do goalball e do halterofilismo que partem nesta segunda-feira (13); na terça-feira (14), voam atletas da bocha, ciclismo e judô; na quarta-feira (15) viaja o atletismo; dia 17 o badminton; e o taekwondo vai no dia 18, sábado.

Ao todo, 322 atletas paralímpicos conquistaram vaga para compor a delegação brasileira nas mais diversas modalidades, como atletismo, badminton, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de cegos, futebol PC (atletas com paralisia cerebral), goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, taekwondo, tiro com arco, tênis de mesa e tênis em cadeira de rodas.

Confira aqui a lista completa dos convocados para o Parapan.