Assentados aprendem a aplicar agrotóxicos corretamente

Ação é resultado de parceria entre o Instituto de Terras do Estado de São Paulo e o Instituto Agronômico de Campinas

ter, 25/05/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

A aplicação de agrotóxicos é um assunto sério: se o produto não for usado corretamente, pode prejudicar tanto a saúde do consumidor quanto a do lavrador. Pensando nisso, a Gerência de Produção e Renda do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) entrou em contato com o Instituto Agronômico de Campinas (IAC) para viabilizar o treinamento de produtores assentados para a correta aplicação de agrotóxicos. A ação foi realizada por meio do programa Aplique Bem, criado em parceria entre o IAC e a Arysta LifeScience (multinacional produtora de defensivos agrícolas).

Em maio, o instrutor do programa e engenheiro agrônomo Marcel Sarmento de Souza, da Arysta LifeScience, promoveu o treinamento para cerca de 30 produtores dos assentamentos Ipanema e Porto Feliz, localizados respectivamente em Iperó e Porto Feliz. O grupo foi acompanhado pelos técnicos do Grupo Técnico de Campo (GTC) do Itesp em Sorocaba. Durante o treinamento, o instrutor visitou seis lotes e fez uma avaliação das condições dos equipamentos utilizados pelos assentados e deu orientações para garantir maior eficiência na aplicação e proteger a saúde.

No último dia do curso houve uma aula teórica pela manhã, abordando a proteção individual, com demonstração dos perigos de contaminação, melhoria na higienização após aplicação e uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s). No final da aula, foram distribuídos kits completos de EPI’s aos assentados que tiveram seus lotes visitados.

O treinamento foi direcionado aos produtores assentados que estão sendo capacitados desde outubro de 2009 pelo Programa Integrado de Fruticultura (PIF) da cultura da goiaba. O objetivo é, além de proteger a produção e a saúde dos agricultores, atender às exigências do PIF para a aplicação dos agrotóxicos, garantindo a eficiência no controle de pragas e o nível seguro de resíduo dos agrotóxicos nas frutas.

O “Aplique Bem” promove o treinamento dos produtores e trabalhadores rurais visando a utilização correta dos EPIs e a regulagem dos equipamentos de pulverização de agrotóxicos, reduzindo assim os riscos de impacto ambiental e à saúde humana. O programa conta com um laboratório móvel, instalado numa van, munido de equipamentos, ferramentas, produtos para demonstrações e materiais didáticos para serem utilizados em treinamento prático e teórico pelo instrutor.

Da Fundação Itesp