Arquivo Público lança o livro Histórias do Futebol

Publicação analisa a presença do futebol na vida dos brasileiros e traz reproduções de documentos do acervo da instituição

qui, 08/07/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

Os fãs de futebol e professores poderão conhecer melhor a trajetória do esporte preferido dos brasileiros. O Arquivo Público acaba de lançar o livro Histórias do Futebol, da pesquisadora Lívia Gonçalves Magalhães. A publicação é ilustrada com fotografias, jornais, revistas e outros documentos do acervo da instituição.

Dividido em 7 capítulos, o livro discute temas como o início do futebol em São Paulo e a história dos principais clubes paulistas; a participação da seleção brasileira nas Copas do Mundo; o papel do futebol na construção da identidade nacional e a sua rápida popularização no país; o futebol no mundo globalizado e o futebol feminino no Brasil. “Estudar o futebol a partir de uma perspectiva histórica é conhecer mais da nossa sociedade, dos nossos costumes e da nossa própria história”, explica a autora na introdução do livro.

Lívia Gonçalves Magalhães é mestre em Estudos Lationamericanos pela Universidade Nacional de San Martin, na Argentina, onde defendeu a dissertação Trece jugadores en campo. Medios de comunicación, dictaduras militares y Mundiales de Fútbol en Brasil y Argentina. Atualmente, é doutoranda em História na Universidade Federal Fluminense, onde pesquisa temas como futebol, consenso social e ditadura militar no Brasil e na Argentina.

A publicação é o primeiro volume da coleção Ensino e Memória, série de livros voltados para auxiliar professores de ensino fundamental e médio no uso de fontes históricas em sala de aula. Para isso, Histórias do Futebol apresenta nove atividades didáticas que os professores podem usar em suas aulas. As atividades, desenvolvidas pelo Núcleo de Ação Educativa do Arquivo Público, são compostas por documentos históricos para serem analisados pelos alunos.

Gratuito para professores

Histórias do Futebol pode ser adquirido na Livraria Histórica, localizada no Arquivo Público do Estado (Avenida Cruzeiro do Sul, 1.777 – Santana/São Paulo), pelo valor de R$ 15,00. Instituições culturais e professores da rede pública e privada de ensino podem solicitar um exemplar gratuito perante a apresentação de documento de comprovação de docência ou por meio de oficio. Nessas casos especiais, o pedido deverá ser enviado para o e-mail acaoeducativa@arquivoestado.sp.gov.br – será feita apenas a cobrança do Sedex.

Quem quiser pode fazer o download do livro, clicando aqui.

Exposição virtual

Os fãs de futebol também podem conferir a exposição virtual Futebol no Brasil: das origens à popularização e ver jornais, fotos e documentos de diferentes épocas. A exposição é formada por oito “salas” que contam a trajetória do futebol no cotidiano da sociedade brasileira.

Arquivo Público 

O Arquivo Público do Estado de São Paulo é um dos maiores arquivos públicos brasileiros. Vinculado à Casa Civil, sua função é formular uma política estadual de arquivos e recolher, tratar e oferecer ao público toda documentação de caráter histórico produzido pelo Poder Executivo Paulista. A instituição mantém sob sua guarda aproximadamente seis mil metros lineares de documentação textual permanente, 17 mil metros de documentação intermediária, 900 metros de material iconográfico, grande quantidade de jornais e revistas e uma biblioteca de apoio à pesquisa com 45 mil volumes.

Do Arquivo Público do Estado