Alunos vão plantar 1.600 mudas de árvores em 16 unidades da zona leste de São Paulo

Cada uma das escolas receberá 100 mudas de árvores, de espécies como pau-viola, angico-vermelho, araçá-do-mato e araçá-vermelho

dom, 29/10/2023 - 10h36 | Do Portal do Governo
Alunos de escola estadual plantam muda em São José dos Campos

Doze mil alunos matriculados em 16 escolas estaduais de Cidade Tiradentes, Cohab José Bonifácio, São Mateus e São Rafael plantaram 1.600 mudas de árvores em suas unidades de ensino.

A ação integra o projeto “Mini Florestas”, uma parceria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio da Diretoria Regional de Ensino Leste 3, com o Coletivo Compô e o Instituto UMAPAZ.

De acordo com o dirigente regional de ensino, professor Eric Vellone Coló, o projeto surgiu a convite do Coletivo Compô e tem como foco as escolas localizadas em regiões de vulnerabilidade social, econômica e ambiental. “A proposta do projeto é unir o aprendizado dos estudantes com consciência ecológica e com a valorização do território”, afirma.

Cada uma das 16 escolas envolvidas receberá 100 mudas de árvores, de espécies como pau-viola, angico-vermelho, araçá-do-mato, araçá-vermelho, grumixama e guabiroba-amarela.

O projeto segue pelo menos pelos próximos cinco anos, com apoio do Coletivo Compô e Instituto UMAPAZ para que os beneficiários façam a manutenção das mudas e espaços que receberão os plantios.

O dirigente conta que todas as escolas têm espaço para o plantio. “Estamos transformando a escola em uma referência, especialmente para que os estudantes tenham, para além do seu conteúdo programático curricular, uma experiência de convívio com o meio ambiente e, principalmente, com a valorização do entorno de suas escolas. A expectativa é que o projeto aumente o engajamento e a sensação de pertencimento de toda a comunidade”, diz o professor Eric.

Confira a lista de escolas beneficiadas com o projeto “Mini Florestas”:

Escola Estadual Barro Branco II;
Escola Maestro Brenno Rossi;
Escola Estadual Jardim Pedra Branca;
Escola Estadual Cesar Donato Calabrez;
Escola Estadual Fadlo Haidar;
Escola Estadual Professora Rita Pinto de Araujo;
Escola Estadual Luiz Vaz de Camões;
Escola Estadual Deputado Fernando Mauro Pires da Rocha;
Escola Estadual Professor Isaac Schraiber;
Escola Estadual Orlando Silva;
Escola Estadual Roque Theophilo;
Escola Estadual Professor Anísio Teixeira;
Escola Estadual Camilo Castelo Branco;
Escola Estadual Professor Saturnino Pereira;
Escola Estadual Dom Paulo Rolim Loureiro; e
Escola Estadual Professora Sumie Iwata.