Alunos em SP integram atividade de conscientização de combate à violência contra mulher

Programação da Campanha "Agosto Lilás" em escola estadual de Guarulhos tem o objetivo de antenar estudantes sobre a importância do combate

qua, 09/08/2023 - 17h27 | Do Portal do Governo

Alunos da Escola Estadual Érico Veríssimo, em Guarulhos, participaram de uma programação especial para promover a conscientização e reflexão sobre o combate da violência contra a mulher, na última segunda-feira (7). A inciativa faz parte das atividades da campanha “Agosto Lilás” e foi motivada pela divulgação das informações do boletim “Elas vivem: dados que não se calam”, que mostra que no Brasil, uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas.

Os alunos realizaram a leitura e explicação da Lei Maria da Penha e ainda assistiram apresentações teatrais e de dança sobre o tema. Após o retorno das férias, também formam produzidos cartazes que vão ficar em exposição na escola.

Entre os objetivos desta atividade estão o favorecimento da apropriação dos saberes pelos estudantes e disseminação para a sociedade, fortalecimento do protagonismo juvenil dos estudantes, apresentação à comunidade escolar sobre os ciclos de violência e principalmente possibilitar a identificação dos tipos de violência contra a mulher.

Esta iniciativa inclui um estudo do material sobre ciclos de violência e criação das cenas envolvendo cada tipo de violência, com a linguagem e leitura dos alunos a respeito da legislação.

De acordo com a diretora da unidade, Viviane Almeida Silva, a ideia da programação surgiu no primeiro encontro de professores no início do ano letivo. “Elencamos alguns projetos e esse foi um dos que vimos como fundamental para ser executado as atividades escolares. Na nossa opinião é fundamental que os alunos entendam sobre a importância dessas campanhas e que eles entendam e internalizem esses conteúdos, por meio de atividades práticas”.