Alunos da rede pública realizarão visitas periódicas ao Jardim Botânico e Zoológico

Secretarias do Meio Ambiente e Educação assinaram termo de cooperação nesse sentido

qua, 11/10/2006 - 13h00 | Do Portal do Governo

As secretarias estaduais da Educação e do Meio Ambiente assinaram nesta quarta-feira, dia 11, um termo de cooperação para que os alunos da rede pública de ensino possam visitar periodicamente o Jardim Botânico e o Jardim Zoológico e, assim, ampliar seus conhecimentos sobre a fauna e a flora nacionais. A cerimônia contou com a presença do governador Cláudio Lembo.

Para o governador, era um desperdício a beleza do Parque, a grandiosidade do Zoológico, sem o acesso efetivo e monitorado dos estudantes da rede estadual. “É um ato muito simples, não há nada demais. Apenas o simbolismo da dignidade da natureza e da simplicidade de administrar sem luxo e sem gastar dinheiro”, destacou Lembo, sobre o acordo de cooperação.

A intenção do termo é fazer com que alunos e professores da rede pública possam desenvolver atividades relacionadas à Ecologia e, dessa forma se aproximarem das questões ambientais do país, bem como a conscientização e respeito ao meio ambiente.

“Essas visitas guiadas vão, certamente, abrir os olhos das crianças para a importância da preservação do Meio Ambiente”, lembrou o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg. Para ele, a parceria vai levar no futuro à criação de uma disciplina de Ecologia nas escolas primárias do Estado de São Paulo.

A secretária da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos, pretende tornar o convênio com a Secretaria do Meio Ambiente uma ação constante, planejada e programada. “Inclusive com a implantação da disciplina de Ecologia nas escolas. Já existem oficinas que discutem a qualidade de vida nas escolas de tempo integral; poderíamos aproveitá-las e dividi-las com discussões em torno das questões ambientais”, informou Maria Lúcia Vasconcelos.

No Jardim Botânico, o governador Cláudio Lembo visitou a trilha na nascente do riacho Ipiranga e o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues. Em seguida, esteve no Jardim Zoológico, onde passeou em meio a centenas de crianças que visitavam o local. Lembo conversou com as crianças.

“Esse convênio é dez. As professoras de vocês vão trazê-los aqui para o Zoológico, para estudar, sem gastar coisa nenhuma. E lá no Jardim Botânico também. Vocês vão aprender vendo as coisas”, explicou Lembo.

Entre os presentes no evento, estavam o presidente do Conselho Superior da Fundação Parque Zoológico, Paulo Magalhães Bressan e o diretor-presidente da Fundação Zoológico, João Batista da Cruz.

Jardim Botânico

Criado em novembro de 1928, possui 360.000 m² de áreas verdes. Está localizado no Parque Estadual da Fonte Ipiranga e serve de abrigo a animais selvagens como macacos, bichos-preguiça, ouriços, gambás, maritacas e garças, entre outros. O Jardim Botânico é uma reserva com remanescentes de Mata Atlântica, que guarda as nascentes do Riacho do Ipiranga.

A entrada do Jardim é formada por uma alameda de palmeiras jerivá, com bancos e pérgolas com trepadeiras floríferas. Há ainda um lago com ninféas – plantas aquáticas da família da vitória-régia.

Zoológico

O Zôo de São Paulo foi criado em junho de 1957, no governo Jânio Quadros. Desde a sua abertura em 1958, recebeu mais de 75 milhões de visitantes. Ocupando uma área de 824.529 m² de Mata Atlântica, o Parque abriga nascentes do histórico riacho Ipiranga, cujas águas formam os lagos que acolhem exemplares de aves de várias espécies exóticas nativas, além de aves migratórias.

Hoje, a população global ultrapassa os 3.200 animais cadastrados, que representam 102 espécies de mamíferos, 216 de aves, 95 de répteis, 15 de anfíbios e 16 espécies de invertebrados.

Manuela Sá