Alesp, Instituto do Legislativo e Seade lançam primeiros resultados do IPRS-2010

Indicador expressa grau de desenvolvimento social e econômico dos municípios

qua, 30/03/2011 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Índice Paulista de Responsabilidade Social é composto por quatro dimensões: três indicadores sintéticos setoriais, que mensuram as condições atuais de cada município paulista em termos de riqueza, escolaridade e longevidade; e uma tipologia de municípios, constituída de cinco grupos, que resume a situação de cada um deles segundo os três eixos considerados.

A metodologia do IPRS permite que o usuário faça as seguintes operações:

* ordenar os resultados dos municípios em um ranking conforme cada um dos seus eixos (riqueza, escolaridade e longevidade);

* resumir, por meio de tratamento estatístico, os três eixos em um único indicador, os grupos do IPRS;

* conhecer a classificação dos municípios segundo os grupos do IPRS, de acordo com os indicadores sociais (educação e longevidade) e econômico (riqueza);

* comparar o resultado de um determinado município com o da sua região administrativa e a média do Estado;

* disponibilizar informações padronizadas e atualizadas sobre cada um dos 645 municípios paulistas, num único sistema.

O IPRS-2010, cujo ano de referência dos dados é 2008, corresponde à sexta edição desse sistema de indicadores. Tal como tem ocorrido em suas últimas edições, contempla também temáticas complementares, como a escolhida neste ano, sobre as ações municipais voltadas para assistência à pessoa com deficiência.

Nessa edição, constata-se o avanço dos indicadores sociais em praticamente todos os municípios paulistas. Tal resultado é ainda mais relevante ao se observar que a dimensão riqueza municipal manteve-se concentrada nos históricos eixos de desenvolvimento do Estado – o entorno da Região Metropolitana de São Paulo e ao longo das Rodovias Anhanguera e Presidente Dutra.

Em âmbito municipal, os três melhores resultados em termos de escolaridade correspondem a São Caetano do Sul, Holambra e Poloni (os mesmos da edição anterior do IPRS). No indicador de riqueza sobressaem São Sebastião, Barueri e Bertioga e, em longevidade, Nova Canaã Paulista, Parisi e Nova Castilho.

Consulte aqui a íntegra dos resultados do IPRS – 2010.

Da Fundação Seade