Alckmin participa do lançamento do acervo digital de O Estado de S.Paulo

Para o governador, digitalização é importante para a história de São Paulo e do país

qui, 24/05/2012 - 9h35 | Do Portal do Governo

“A digitalização do acervo do Estadão é importante para a história de São Paulo e para a história do país. Vai facilitar muito a vida de todo mundo que queira ter acesso a essa história”. Essa foi a avaliação do governador Geraldo Alckmin sobre o lançamento do acervo digital do jornal O Estado de S. Paulo, nesta quarta, 23, no auditório Ibirapuera. A publicação passa a fornecer o acesso de cada página impressa durante os 137 anos de existência. 

Durante o evento, por meio de computadores disponíveis para pesquisa, o governador reviveu momentos como de quando era prefeito de Pindamonhangaba e dos períodos de disputa eleitoral, consultou quantas vezes seu nome consta nos textos do jornal e realizou buscas históricas, envolvendo os períodos do Estado Novo e do Regime Militar, aproveitando que o acervo digitalizado oferece aos leitores as opções das páginas que foram censuradas e o que foi publicado no lugar. “É muito importante o conhecimento desses períodos, valoriza a democracia. É interessante saber hoje o que foi censurado”, complementa.

O acervo na internet terá mais de mil  páginas censuradas pela ditadura militar. O jornal que cobriu a abolição da escravatura apresentará uma coleção de 2,4 milhões páginas.

Do Portal do Governo do Estado