Alckmin inaugura ampliação de hospital e maternidade na zona leste

Hospital presta homenagem ao governador Mário Covas

seg, 26/03/2001 - 15h56 | Do Portal do Governo


Hospital presta homenagem ao governador Mário Covas

A ampliação do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros que presta atendimento especializado para gestantes, bebês, e mulheres com gravidez de alto risco foi inaugurada nesta segunda-feira, dia 26, pelo governador Geraldo Alckmin. Além da inauguração, o hospital instalado no bairro do Belenzinho há 57 anos, festejou o prêmio ‘Maternidade Segura’, concedido pela Unicef, pelo Ministério da Saúde e pela Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia.
A cerimônia foi realizada no Conjunto Administrativo Governador Mário Covas, a nova sede também inaugurada nesta segunda-feira. ‘Queremos homenagear o governador porque nunca um governo estadual ou federal investiu tanto em nosso hospital como o Mário Covas’, disse Conríntio Mariani Neto, o diretor da maternidade.
Alckmin comemorou a entrega do prêmio ao Hospital Leonor Mendes de Barros como um exemplo de que o serviço público deve e pode prestar atendimento gratuito de qualidade à população. Ele lembrou as realizações do Governo Mário Covas na área da Saúde, destacando o término dos 14 esqueletos de hospitais abandonados por outras administrações. ‘Desse grupo, os últimos três estão em fase de final de construção: um em Sapopemba, outro em Vila Alpina, e um terceiro em Santo André. Eles deverão estar funcionando até o próximo ano’, disse.
Alckmin lembrou ainda que, durante a administração Mário Covas, foram criados 1.400 leitos somente com a reativação dos que já existiam e não funcionavam ou por falta de equipamentos ou funcionários necessários. ‘Esses leitos estavam nos hospitais sem utilização nenhuma’, reafirmou. Com a ampliação do Hospital Leonor Mendes de Barros foram criados mais 216 novos leitos, uma UTI para a saúde da mulher, uma UTI néo-natal para os bebês prematuros, e o Banco de Leite. ‘Além disso, esse hospital conta com um grande avanço tecnológico e muito calor humano por parte dos funcionários’, disse Alckmin.
Em relação às outras obras a serem executadas pelo Governo do Estado, Alckmin disse que estão previstas obras de reforma do Instituto de Cardiologia Dante Pazzanese, de reforma e ampliação do Hospital Militar, obras de ampliação do Hospital de Mogi das Cruzes, e a conclusão do Hospital Geral de Bauru. Segundo o governador, também estão previstas a conclusão do Instituto da Mulher e a construção de um mini hospital, com capacidade para 50 leitos na Zona Leste.
O prêmio ‘Maternidade Segura’ foi entregue por Cláudio Duarte, secretário político do Ministério da Saúde, que na cerimônia representou o ministro José Serra. ‘A Maternidade Leonor Mendes de Barros é a quinta do País a receber esse prêmio como reconhecimento pelo trabalho desempenhado em relação ao atendimento geral à criança e à mãe na perspectiva de reduzir a mortalidade materna’, disse Duarte. Ele elogiou os trabalhos que vêm sendo realizados em todo o Brasil para proteger a saúde da mulher.