Alckmin dá posse ao novo secretário da Fazenda

Eduardo Guardia pediu afastamento para atuar na iniciativa privada. Luiz Tacca Júnior é o novo secretário

ter, 03/01/2006 - 16h59 | Do Portal do Governo

 O governador Geraldo Alckmin deu posse nesta terça-feira, dia 3, no Palácio dos Bandeirantes, ao novo secretário da Fazenda, Dr. Luiz Tacca Júnior.

Tacca, que era o secretário-adjunto da pasta, substituiu Eduardo Refinetti Guardia, que pediu ao governador o afastamento do cargo por ter aceitado convite para atuar na iniciativa privada.

“Agradeço ao Eduardo Guardia por esses três anos de trabalho brilhante à frente da nossa Secretaria de Fazenda”, disse Alckmin, lembrando que o ex-secretário foi um verdadeiro guardião do Tesouro paulista. “São Paulo consegue mostrar que é possível ter alíquotas menores de impostos para estimular o desenvolvimento, o setor privado, gerador de emprego e renda”, disse. Ele destacou que, em 2004, a economia paulista cresceu 7,6% do Produto Interno Bruto. “Nós já temos um PIB de mais de um terço do PIB brasileiro.” Também lembrou que o Governo reduziu a carga tributária e aumentou a capacidade de investimento. “No orçamento do ano que vem, São Paulo vai investir R$ 6,8 bilhões, fora às empresas estatais e administração direta”, comentou. Ele também lembrou sobre outras outras importantes ações da Secretaria da Fazenda, como as operações “De Olho na Bomba” e “Arrocho”.  

O governador encerrou o seu discurso desejando boa sorte ao novo secretário Luiz Tacca Júnior. “A Secretaria da Fazenda é o motor do governo que permite todas as outras atividades terem condições  de poder expandir o seu trabalho e melhorar a qualidade de vida da população. Tenho certeza que o novo secretário fará um bom trabalho”, finalizou. 

Currículo do secretário Luiz Tacca Júnior

Ex-funcionário de carreira do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Luiz Tacca Júnior é pós-graduado em Política Fiscal pela Escola de Administração Fazendária (Esaf) do Ministério da Fazenda.

Nascido em Franca, é formado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis de Franca (Facef) e em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Atuou como secretário-adjunto da Secretaria do Orçamento Federal e secretário-adjunto da Secretaria do Tesouro Nacional e secretário executivo-adjunto do Ministério da Fazenda. Ocupou ainda, desde janeiro de 2004, o cargo de secretário-adjunto da Secretaria da Fazenda de São Paulo, sob o comando de Eduardo Guardia.

Luiz Tacca também presidiu a Comissão Técnica Permanente do ICMS, vinculada ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne os secretários da Fazenda de todos os Estados. Também foi o coordenador nacional do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros e do Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados Brasileiros.

Macedo Júnior