Aberta 2ª fase de inscrições para centros de treinamento de seleções

Cidades têm até 16 de setembro para enviar as novas candidaturas ao Comitê Organizador Local

qui, 11/08/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

Está aberta a segunda fase de inscrições para Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. Os CTS, compostos de hotel e campo de treinamento, serão a base das seleções de futebol durante o evento e podem estar localizados em qualquer município do país. As cidades têm até 16 de setembro para enviar as novas candidaturas ao Comitê Organizador Local (COL).

O processo de seleção terá ao todo quatro fases e o objetivo é oferecer no mínimo 64 locais aprovados. A intenção do COL, porém, é chegar a 90. Locais que não sejam selecionados nesta fase poderão se adequar e buscar aprovação posterior. A relação definitiva será divulgada no primeiro semestre de 2013 e distribuída a todas as equipes participantes das Eliminatórias, uma vez que a escolha do CTS é das próprias seleções.

As primeiras avaliações foram realizadas entre abril e agosto deste ano, após a primeira fase de inscrições, que ocorreu entre dezembro de 2010 e março de 2011. Mais de 40% dos locais selecionados pelo COL como potenciais candidatos a CTS nesta primeira fase estão no Estado de São Paulo. A relação, divulgada em maio, tem 145 locais em 93 municípios, sendo 64 deles em São Paulo, distribuídos em 32 cidades.

Esta lista é ainda preliminar e inclui os candidatos de todos os estados que atenderam aos requisitos técnicos estabelecidos pela FIFA, como as distâncias do Centro de Treinamento até o aeroporto e o hotel, e a estrutura esportiva disponível (medida do campo de jogo, tipo de gramado, arquibancada, academia, vestiário, entre outros). A terceira e quarta fases de inscrições e avaliações acontecerão em 2012, no primeiro e no segundo semestres, respectivamente. As acomodações são avaliadas pelo FIFA Accommodation Office (FAO) e os campos de treinamento, pelo COL.

Guia Cidade Base

Para ampliar o potencial de participação das cidades paulistas no Mundial, o Comitê Paulista elaborou o Guia Cidade Base, com informações sobre 37 municípios que se candidataram e preencheram os requisitos básicos. Esse material foi enviado às equipes participantes das últimas Copas, como forma de apresentar a diversificada oferta do Estado de São Paulo, tanto em relação aos equipamentos esportivos como também a infraestrutura hoteleira e de transporte.

Da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional