A cada 5 tratamentos de emergência anti-HIV, 1 é de vítima de violência sexual

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde aponta que em 2011 foram realizados 3,6 mil procedimentos preventivos

qua, 06/06/2012 - 14h00 | Do Portal do Governo

As vítimas de violência sexual respondem por 1 a cada 5 tratamentos de emergência anti-HIV realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde). As informações são da Secretaria de Estado da Saúde com base nos atendimentos preventivos realizados em todo o Estado de São Paulo. Em 2011 foram 3,6 mil procedimentos de profilaxia pós-exposição ao vírus da Aids no Estado.

Do total de atendimentos, 57,4% se referiram a profissionais de saúde expostos ao risco de infecção em ambiente de trabalho, 20,5% após violência sexual, 15,4% depois da realização de sexo ocasional e 6,7% por casais sorodiscordantes (quando um dos parceiros é portador do vírus HIV).

A profilaxia pós-exposição é feita por meio do uso de medicamentos que fazem parte do coquetel utilizado no tratamento da Aids. Os remédios devem ser tomados por 28 dias, sem interrupção, para impedir a infecção. O ideal é que o tratamento preventivo comece em até duas horas após a exposição ao vírus e no máximo após 72 horas, pois a eficácia pode diminuir à medida que as horas passam.

Em todo o Estado há 317 serviços de atendimento cadastrados que prestam o atendimento de profilaxia. Para mais informações, basta acessar o site do Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP ou ligar para o Disque DST/Aids (0800-16-2550).

Do Portal do Governo do Estado