9h00 – Relatório da Defesa Civil do Estado: Chuvas no Vale do Paraíba

nd

qua, 05/01/2000 - 10h54 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo, por intermédio da Defesa Civil do Estado, montou um Posto Avançado de Coordenação no Município de Queluz, de onde estão partindo todos os apoios aos demais municípios do Vale do Paraíba, sob a coordenação do Tenente Coronel Adauto, Diretor do Departamento de Defesa Civil. A Polícia Militar destacou 100 homens para Queluz para apoiar e atender às necessidades da região.
Seguem as últimas informações:

* Campos do Jordão:
– A situação de momento, de acordo com os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e agentes da Defesa Civil Estadual é preocupante porque existem centenas de pessoas em áreas que podem desmoronar;
– Foi montado um Posto de Comando na Vila Abernéssia, de onde partem todas as providências, inclusive a remoção de aproximadamente 5 mil pessoas das Vilas Britador, Santo Antônio, Albertina, Sodipe, Nadir, Paulista Popular e Monte Carlo. O total estimado é de 10 mil pessoas.
– 50 famílias estão desabrigadas e se encontram alojadas em escolas municipais;
– Os meios de comunicação do município estão orientando as pessoas a se locomoverem para casas de parentes e amigos e, em último caso, para os abrigos;
– Número oficial é de 3 (três) vítimas fatais: Cláudio de Oliveira (34 anos), Benedita da Paz Santos (43 anos) e Orivaldo Albino Rodrigues (63 anos);
– A Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp) cortou o abastecimento de água, pois as adutoras que atravessam os bairros afetados, podem causar o rompimento propiciando novos deslizamentos;
– Há informações de 09 (nove) pessoas desaparecidas, sendo 03 (três)adultos e 06 (seis) crianças (Dados do Corpo de Bombeiros)
– A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil enviou na tarde desta terça-feira, dia 4, um caminhão com 200 cestas básicas, 200 colchões com roupas de cama e outros materiais para os desabrigados, além de interceder junto ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para a desobstrução da Rodovia de acesso ao município.
– Devido a problemas na torre de transmissão, a cidade está praticamente às escuras.

* Queluz:
– 102 pessoas desabrigadas (outras 998 pessoas foram para casas de amigos e parentes);
– 300 casas inundadas;
– 01 ponte destruída;
– 01 vítima fatal (Joaquim Pedro de Castro – 70 anos);
– 01 vítima retirada do Rio Paraíba e levada a Santa Casa (Valfrido Ramos Nogueira – 29 anos);
– Áreas atingidas: Centro, Figueira, São Benedito, Matadouro, Palhas I e II, Zona Rural (Bairros Entupido, Restauração e União).

* Guaratinguetá:
– 90 famílias desabrigadas atualmente alojadas em próprios municipais;
– 05 bairros inundados (Parque das Árvores, Campo do Galvão, Jardim Esperança, Chácaras Agrícolas Beira Rio e Olaria José Benedito).

* Cachoeira Paulista:
– 100 pessoas desabrigadas alojadas em próprios municipais.

* Lavrinhas:
– 02 bairros atingidos;
– Bairro Capela do Jacu existem 400 pessoas sem água potável
– Bairro Retiro dos Barbosa houve a destruição de uma ponte deixando isoladas cerca de 58 pessoas, sendo que 18 delas foram resgatadas com apoio de helicóptero do Exército, que continuaram em operação durante todo o dia.

* Aparecida:
– 07 famílias estão desabrigadas e se encontram alojadas em próprios municipais;
– deslizamento em Morro da Basílica sem vítimas;
– Bairros de Ponte Alta e Olaria estão isolados.

* Potim:
– 06 famílias estão desabrigadas e foram alojadas em escola municipal;
– Bairro Morada dos Marques e o loteamento Frei Galvão estão isolados.

* Cruzeiro:
– 85 famílias desabrigadas, alojadas em 04 escolas municipais;
– Locais mais atingidos: Itaguaçaba, Vila Maria, Vila Juvenal e Vila Batista.

Representantes da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil estão no município de Campos do Jordão, para realizar uma avaliação mais precisa e prestar todo o apoio necessário.
Até o momento, o Governo do Estado enviou para os desabrigados da região, o seguinte material:
– 9.400 quilos de alimentos,
– 200 cobertores,
– 200 colchões com roupas de cama,
– 04 rolos de lona plástica,
– 100 pares de bota PVC e
– roupas.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros da PM, o Batalhão de Aviação do Exército e diversos outros Órgãos estão apoiando os trabalhos no local, inclusive com aeronaves (helicópteros) e barcos com motores potentes, capazes de enfrentar a força da correnteza, para remoção de pessoas ilhadas.