28 de julho: data para relembrar a importância do agricultor para a economia do Brasil

Dia do Agricultor foi criado em 1960 em homenagem aos 100 anos do Ministério da Agricultura; agro é o causador de 38% das exportações de SP

sex, 28/07/2023 - 16h09 | Do Portal do Governo

Falar dos agricultores é falar da grandeza de homens e mulheres, que todos os dias, faça sol ou chuva, estão no campo, semeando a terra para colher alimentos, contribuindo para segurança alimentar em nosso país. E comemorar o dia 28 de julho é valorizar milhões de brasileiros que trabalham no segmento, que é uma das principais bases da economia do País, gerando renda e emprego, bem como matéria-prima para agroindústrias e setores essenciais como os de energia, combustíveis, têxteis, construção, farmacêutico, cosmético e outros.

Em 1960, quando se estabeleceu o dia 28 de julho como Dia do Agricultor, o então presidente Juscelino Kubitschek considerava o trabalho do agricultor como um dos principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil. Hoje, em 2023, mais do que nunca, é possível afirmar que os agricultores continuam a ser propulsores do desenvolvimento sustentável, com base no tripé econômico, social e ambiental.

No caso de São Paulo, os números confirmam: somente no primeiro semestre, o agro foi responsável por US$ 10 bilhões de superávit na balança comercial e o agro representa 38% das exportações paulistas.

Ao celebrar a data, a Secretaria de Agricultura reafirma o seu compromisso de 131 anos com os agricultores paulistas, investindo continuamente em pesquisas e extensão rural, visando o desenvolvimento sustentável, com enfoque na transformação de vida das famílias rurais.

Com este foco, o Governo de São Paulo, por meio da SAA, trabalha pela implementação do Programa Agro Paulista + Verde, que contempla os projetos governamentais, com recursos, indicadores e metas para cada área de atuação, incluindo políticas públicas compatíveis com a importância do agronegócio paulista e foco nos pequenos e médios produtores.

“O nosso objetivo é estabelecer bases sólidas para o fortalecimento dos agricultores paulistas, diante das demandas do cenário global nas quais o agro está inserido”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira.