TV Cultura exibirá documentário sobre trajetória de Paulo Renato Souza

“Paulo Renato Souza, o legado à educação brasileira” relembra a carreira e os feitos do economista e ex-Ministro para a educação nacional

sáb, 30/10/2021 - 10h23 | Do Portal do Governo

Dirigido por Beto Souza e produzido por Renato Souza, irmão e filho do ex-Ministro Paulo Renato Souza (1945-2011), respectivamente, o documentário “Paulo Renato Souza, o legado à educação brasileira” teve sua pré-estreia no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, no dia 20 de outubro. A exibição ao público tem data prevista para o dia 6 de novembro no mesmo local, e no dia 24 de novembro na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. Depois, será exibido com exclusividade pela TV Cultura.

Para falar dos maiores desafios enfrentados na carreira de Paulo Renato Souza – Ministro da educação durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, no período de 1995 a 2002, o filme traz entrevistas com grandes personalidades políticas do cenário nacional, como o próprio ex-Presidente FHC, entre outros.

“Foi uma experiência muito gratificante e necessária resgatar histórias, como a da época da ditadura no Chile, por exemplo. Um período em que abrigamos mais de 20 pessoas em nossa casa e o meu pai as levava para as embaixadas, à noite, na tentativa de ganharem liberdade”, declara Renato de Souza, filho do homenageado e um dos idealizadores do documentário.

Segundo Antonio Carbonari, fundador da MUST University – uma das patrocinadoras do documentário – e ex-membro do Conselho Nacional de Educação (CNE), entre 2016 e 2020, o filme é um grande legado para o Brasil.

“O ministro Paulo Renato foi o grande idealizador da cultura de avaliação dos cursos no sistema de educação superior no Brasil. Sem dúvida, ele foi um dos mais influentes agentes de modernização da agenda educacional brasileira, sempre atento à qualidade de ensino das instituições”, afirma o professor Carbonari.