Turismo Rural: produtos artesanais são atrativos para destinos no campo em SP

Pavilhão na Agrishow coloca o público em contato com agricultores artesanais e convida para destinos turísticos rurais no interior do estado

qui, 04/05/2023 - 7h31 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Queijos feitos com leite orgânico da Fazenda Terra Límpida, na cidade de Cássia dos Coqueiros, são uma das atrações da 28ª edição da Agrishow

Há nove anos, a família de Angela Giora resolveu trazer para o interior de São Paulo a experiência de 30 anos produzindo queijos artesanais na Itália. A Fazenda Terra Límpida, que fica na cidade de Cássia dos Coqueiros, a cerca de 350 km da capital, produz uma grande variedade de queijos utilizando leite orgânico, também extraído no próprio local.

Angela é um dos cerca de 60 produtores rurais que enxergaram a possibilidade de atrair turistas para seu empreendimento por meio da exposição montada no pavilhão da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo na 28ª edição da Agrishow. A maior feira agro do Brasil ocorre até essa sexta-feira (5) em Ribeirão Preto.

“É a primeira vez que estamos expondo aqui na Agrishow, já estivemos aqui antes como visitantes. É importante essa divulgação de que fazemos algo diferente, uma produção totalmente orgânica”, afirmou Angela.

Para ela, a iniciativa possibilita que pessoas de outras regiões do estado e do País conheçam seus produtos e incluam a fazenda na lista das rotas turísticas a serem visitadas no interior paulista. “A gente consegue comunicar isso ao público, ressaltando também o bem estar dos nossos animais. Além dos queijos, a gente recebe os turistas para almoçar. Oferecemos comida italiana, também produzimos pão caseiro com fermentação natural”, disse a agricultora.

DownloadGoverno do Estado de São Paulo
A maior feira agro do Brasil ocorre até essa sexta-feira (5) em Ribeirão Preto

No estande de 1.200 metros quadrados, os visitantes podem experimentar e adquirir queijos, cafés, vinhos, produtos de charcutaria, entre outras iguarias típicas dos agricultores que integram as rotas gastronômicas do Programa Sabor de SP e que também fazem parte dos programas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP.

“É a primeira vez que a gente expõe na Agrishow e quer permanecer todos os anos. A ideia é criar essa sinergia com a secretaria para ampliar o turismo na nossa fazenda”, afirma o produtor Leonardo Roca, da Fazenda Irarema.

A propriedade situada em São Sebastião da Grama é conhecida pela excelência na produção de azeite de oliva, cujas variedades vão desde o azeite tradicional até sabores como manjericão, alho e avocado. Além de distribuir para todo o Brasil, a fazenda familiar também oferece produtos exclusivos para turistas que visitam o local, além de atividades ligadas à especialidade. “O turista que visita a fazenda tem a experiência de um passeio entre os olivares. Durante a safra, ele também consegue acompanhar a extração, o envase, tudo o que é feito lá”, explicou o produtor.

Há pouco mais de uma década, São Paulo se consolidou como o maior destino de turismo rural no Brasil, com crescimento de quase 30% ao ano, segundo o Sebrae. Diante disso, o Programa Sabor de SP tem a proposta de promover a culinária regional por meio de festivais, workshops de capacitação e rodadas de negócios nos dez roteiros gastronômicos mapeados pelo estado.

Para o secretário do Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, o Turismo Rural tem o potencial de se transformar em um dos mais expressivos eixos de desenvolvimento do turismo no estado. “Estamos fazendo um trabalho conjunto com o objetivo de expor essa grande riqueza que é o nosso agroturismo e também apresentar a força do produtor rural e dos nossos destinos”, afirmou Lucena.