Turismo impulsiona desenvolvimento econômico e social em SP

Hoje são 70 cidades com essa classificação no território paulista, que podem ser destacados como Turísticas, Climáticas e Hidrominerais

sex, 25/05/2018 - 17h13 | Do Portal do Governo

Com a criação, em 2016, da lei estadual que instituiu a categoria Municípios de Interesse Turístico, o Estado de São Paulo buscou oferecer melhores condições para incrementar o turismo em diversas cidades. Hoje são 70 cidades com essa classificação no território paulista, que podem ser destacados como Turísticas, Climáticas e Hidrominerais.

Outras 140 estão aptas a integrar essa classificação, pois têm condições e características para acolher bem o turista, com infraestrutura e serviços direcionados ao turismo, seguindo a legislação específica e pré-requisitos para a qualificação.

O turismo foi responsável por 10% de toda a arrecadação estadual nos últimos anos e está trazendo cada vez mais oportunidades de renda para diversas atividades dos municípios, contribuindo para a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo.

Através da iniciativa, as cidades oficializadas como MIT passam a contar com recursos no valor de R$ 600 mil, do governo do Estado, para investimentos em infraestrutura turística, ampliando e fortalecendo as atividades econômicas da região.

Para participar, os municípios devem ter potencial turístico e possuir Conselho Municipal de Turismo; serviço médico emergencial; meios de hospedagem; serviços de alimentação, de transporte, de segurança e de informação e receptivo turísticos; plano diretor de turismo; expressivos atrativos com acessos adequados e infraestrutura básica capaz de atender às populações fixas e flutuantes no abastecimento de água potável e coleta de resíduos sólidos.

São Paulo possui mais de 40 milhões de pessoas que viajam dentro do seu território, sendo boa parte composta pelos próprios paulistas, que viajam a trabalho, lazer, estudo, entre outros motivos.