Turismo: Bananal preserva história do Ciclo do Café no Vale do Paraíba

Cidade guarda riquezas do século XVIII preservadas aos pés da Serra da Bocaina em meio à natureza exuberante

dom, 07/05/2023 - 7h29 | Do Portal do Governo
DownloadGoverno do Estado de São Paulo
As fazendas da cidade já hospedaram figuras como Dom Pedro I e Juscelino Kubitschek

O município de Bananal, no extremo leste do estado, guarda riquezas do século XVIII preservadas aos pés da Serra da Bocaina, que encantam os visitantes em meio à natureza exuberante. Uma das cidades mais ricas do Ciclo do Café, no extremo leste do estado de SP, é um destino do Vale do Paraíba que preserva muito bem as memórias de uma época áurea do período colonial.

Conhecida pelas fazendas históricas, a estância turística de Bananal, município de apenas 11 mil habitantes, ostenta o glamour de palacetes antigos e fazendas preservadas aos pés da Serra da Bocaina, na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

O que mais atrai os turistas para o destino é justamente a possibilidade de experimentar a arquitetura e a atmosfera do final do século XVIII, em fazendas que já hospedaram Dom Pedro I e Juscelino Kubitschek.

A natureza exuberante da região também merece destaque. A vegetação de Mata Atlântica preservada na Estação Ecológica do Bananal é cenário de passeios de jipes em trilhas que levam aos municípios de São José do Barreiro (SP) e Barra Mansa (RJ).

DownloadGoverno do Estado de São Paulo
Bananal reconta um período de luxo e riqueza, preservado em construções coloniais de azulejos portugueses, cristais belgas e móveis importados

Em alguns trechos da serra, os turistas podem fazer caminhadas, observar a criação de trutas e se banhar em cachoeiras. Bananal também é famosa pelo artesanato de crochê e restaurantes de cozinha caipira, produção de doces e cachaças.

“Nossa histórica Bananal reconta um período de luxo e riqueza, preservado em construções coloniais de azulejos portugueses, cristais belgas e móveis importados”, disse o Secretário de Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena.

O Turismo de SP investiu R$ 1,2 milhão em obras de infraestrutura turística no município em 2022, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur).

Para os visitantes, existem opções de visitação e até hospedagem em algumas das fazendas históricas. As principais são: a Fazenda Resgate, do século XIX, tombada e mantida em perfeito estado de conservação (Estrada Nova para Barra Mansa, Km 324); a Fazenda dos Coqueiros, de 1855, que preserva estrutura e mobiliário (Rodovia dos Tropeiros, Km 309); a Fazenda Loanda, próxima ao centro de Bananal, também em ótimo estado de conservação (Rodovia dos Tropeiros, Km 328).

Uma das mais conhecidas é a Fazenda Três Barras, do final do século XVIII, que hospedou o Príncipe Regente Dom Pedro e o presidente Juscelino Kubitschek. A fazenda mantém o mobiliário da época no quarto que JK ocupava (Rodovia dos Tropeiros, Km 320).

Outra fazenda famosa é a Fazenda Boa Vista, do meados do século XVIII, que serviu como cenário de novelas de época, como Dona Beija e Sinhá Moça (Rodovia dos Tropeiros, s/n). Além disso, há a Fazenda Independência, de 1822, batizada em homenagem à Independência do Brasil (Estrada Rio-São Paulo, 64).

Como chegar

Para chegar em Bananal, partindo da capital, deve-se seguir pela BR-116 (Rodovia Presidente Dutra), SP-244/068 (Rodovia Deputado Nesralla Rubez) e, finalmente, pela SP-068 (Rodovia dos Tropeiros).