Túnel 1 da Rodovia dos Tamoios recebe vistoria técnica

Obra faz parte do pacote de duplicação da rodovia, que prevê a instalação de quatro túneis que, juntos, somam mais de 12,8 quilômetros

ter, 16/10/2018 - 18h08 | Do Portal do Governo

Na tarde desta terça-feira (16), o governador Márcio França realizou visita técnica às obras do Túnel 1 da Rodovia dos Tamoios (SP-099), que liga a região do Vale do Paraíba ao Litoral Norte paulista. A vistoria aconteceu no canteiro de obras do Trecho de Serra da Tamoios, no km 65 (sentido São José dos Campos).

Desde abril de 2015, quando a Concessionária Tamoios assumiu a administração e operação da Rodovia dos Tamoios, o programa de obras vem sendo fiscalizado pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), conforme previsto no contrato de concessão. Em agosto passado, foi entregue o trecho duplicado do km 60,48 ao km 64,40.

“Essa é uma obra que todos nós estamos esperando, tem investimentos de quase R$ 3 bilhões, é uma obra superimportante, complexa, tem que fazer um túnel e outro túnel do lado, porque a lei exige. São dois túneis ao mesmo tempo, tivemos que fazer agora, vamos fazer parte da obra com um cabo, como se fosse um teleférico para transportar as coisas porque a legislação ambiental exige”, disse França durante a vistoria.

Duplicação do Trecho de Serra da Tamoios

Principal intervenção do contrato de concessão, a duplicação da Tamoios no trecho de serra está com 45,06% de obras realizadas. Com investimento de R$ 2,8 bilhões, a nova pista será construída entre Paraibuna e Caraguatatuba, e mais de 70% do tempo de obra da duplicação da Tamoios será gasto com a escavação de túneis.

Dos 21,6 quilômetros de pistas – entre o km 60,4 e o km 82 -, cerca de 12,6 quilômetros são referentes a túneis da obra – o maior deles, com 5,5 quilômetros, é o mais extenso do Brasil. A duplicação prevê, ainda, a instalação de viadutos (aproximadamente 2,3 quilômetros) e uma ponte.

A operação da nova pista será no sentido litoral-planalto, mas haverá possibilidade de inverter o tráfego se houver demanda – como ocorre, por exemplo, nos feriados prolongados. O novo segmento terá rampas menos inclinadas do que o atual trecho de Serra, um traçado menos sinuoso e curvas mais seguras. Até sua conclusão, prevista para 2020, a obra vai gerar 2.700 empregos diretos.

A estimativa é que cerca de 35 mil veículos trafeguem por dia no novo trecho. Entre os benefícios gerados pela obra estão agilizar o escoamento da produção ao facilitar o acesso ao Porto de São Sebastião; melhorar o tráfego em Caraguatatuba e São Sebastião; incrementar o turismo no Litoral Norte; e aumentar a segurança viária, com consequente redução no número de acidentes.