Trem italiano é opção de viagem do Expresso Turístico da CPTM

No próximo sábado (28), grupos artísticos farão apresentações das culturas italiana e alemã, em trajeto de SP a Jundiaí

sex, 27/10/2017 - 17h01 | Do Portal do Governo

Que tal conhecer um pedacinho da Itália em São Paulo? Na cidade de Jundiaí, muitos costumes e a arquitetura trazida pelos imigrantes italianos ainda são preservados. Neste sábado (28), as atrações ficarão ainda mais encantadoras com o “Trem Italiano”, edição especial do Expresso Turístico.

O passeio é uma viagem no tempo para a terra da uva e do vinho, onde ainda é possível conhecer a história dos colonos da cidade. A festa começa durante o embarque. Além da recepção feita pelos guias, a partir das 7h45, os grupos Folklorístico Stella Bianca e Cia. Paulista de Artes interpretarão canções e danças típicas das culturas italiana e alemã.

Com duração de 1h30, o percurso é realizado ao longo da atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada em 1867 pela antiga São Paulo Railway. No retorno, o trem deixa Jundiaí rumo a São Paulo às 16h30, com a chegada à Estação da Luz às 18h. O preço unitário da passagem é de R$ 48 (ida e volta). Vale destacar a possibilidade de descontos que podem chegar a 25% na compra de até três passagens para acompanhantes.

Passeio
A programação explora a influência da imigração italiana presente na ferrovia e na região do Circuito das Frutas, além de incluir visitas a adega, cantina, fazenda histórica e restaurantes com comida caseira e a participação na tradicional “Pisa da uva”, ao som de canções italianas e tarantelas.

O bilhete da CPTM contempla exclusivamente a viagem de ida e volta. Os interessados no roteiro complementar devem adquirir o pacote vendido separadamente pela agência, que inclui guia de turismo, ingressos das visitações, degustação de vinho e almoço. O pacote não será vendido no dia da viagem e a compra antecipada pode ser feita pela internet.

O Expresso Turístico resgata o glamour das viagens férreas da década de 1950. O passeio é feito a bordo de uma locomotiva a diesel da CPTM, modelo Alco RS-3, de 1952, que conduz dois carros de passageiros, de aço inoxidável, fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 1960. Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, os vagões foram restaurados nas oficinas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.

Opções
Criado em 2009 pela CPTM e pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, o Expresso Turístico oferece viagem para três roteiros: Luz-Jundiaí (três sábados por mês), Luz-Mogi das Cruzes (no segundo sábado de cada mês) e Luz-Paranapiacaba (aos domingos).

São 174 poltronas para acomodar confortavelmente os turistas, além de espaço reservado para cadeira de rodas, com cinto de segurança e ancoragem da cadeira. Os ingressos são vendidos diariamente na bilheteria da Estação da Luz, das 9h às 18h. Os interessados podem conferir as tarifas no site da CPTM.