Travessias Litorâneas: confira os horários críticos durante feriado (25)

Tabela divulgada pela Dersa facilita planejamento de moradores e turistas durante o aniversário da cidade de São Paulo, nesta sexta-feira

qua, 23/01/2019 - 15h11 | Do Portal do Governo

Quem mora no litoral paulista ou é de fora e está passeando pela região, considerada uma das mais belas do país, conta com um dos mais importantes serviços de mobilidade urbana, o Sistema de Travessias Litorâneas do Estado de São Paulo.

Operado há décadas pela Dersa, sempre com importantes investimentos buscando melhorias, o serviço transformou a vida da população ao oferecer agilidade, segurança e economia para quem precisa atravessar os mares e rios diariamente.

Para facilitar a logística e evitar transtornos aos moradores e turistas durante o feriado de aniversário da cidade de São Paulo, comemorado na próxima sexta-feira (25), a Dersa divulgou uma tabela com os horários mais críticos de procura pelo serviço. Veja abaixo:

São oito travessias em funcionamento: Santos/Guarujá, Bertioga/Guarujá, São Sebastião/Ilhabela, Iguape/Juréia, Cananéia/Ilha Comprida, Cananéia/Continente, Santos/Vicente de Carvalho e Cananéia/Ariri.

Com uma frota atual de 34 embarcações, entre lanchas e ferryboats, a capacidade operacional chega aos 2.400 veículos por hora em cada sentido. O sistema todo recebe diariamente uma média de 22 mil pedestres, 22 mil veículos, 10 mil bicicletas e 9 mil motos.

Os ferryboats são gratuitos para ciclistas, e o serviço de lanchas oferece isenção de tarifa para maiores de 65 anos e menores de 5 anos de idade. Os estudantes pagam meia tarifa, que também é reduzida na Travessia Cananéia/Ariri para moradores da região. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário em todas as embarcações.

Hora Marcada

Se você precisa utilizar o Sistema de Travessias Litorâneas estaduais, pode aproveitar o serviço Hora Marcada da Dersa, que permite agendar a viagem pela internet sem sair de casa.

O serviço funciona 24 horas e a compra é realizada no próprio site da Dersa (http://www.dersa.sp.gov.br/empreendimentos/travessias-litoraneas/). Com a reserva garantida, basta se dirigir ao embarque na data e hora marcadas. Não é preciso esperar na fila principal de veículos.

Basta acessar o link Travessias (http://www.dersa.sp.gov.br/empreendimentos/travessias-litoraneas/) para encontrar todas as informações das seis Travessias Litorâneas que dispõem do serviço (Santos x Guarujá; Guarujá x Bertioga; São Sebastião x Ilhabela; Iguape x Juréia; Cananéia x Ilha Comprida e Cananéia x Continente).

O pagamento é feito por cartão de crédito (Visa, Mastercard e Diners Club Internacional) e o agendamento das viagens deve ser feito com antecedência de no mínimo duas horas e de no máximo 60 dias.

Para informações sobre as Travessias, acesse ou ligue para 0800 7733 711.