Travessia São Sebastião/Ilhabela conta com mais uma embarcação

Lancha para pedestres e ciclistas tem capacidade para 450 passageiros e 51 bicicletas

qui, 02/01/2020 - 16h18 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Dersa
Lancha para pedestres e ciclistas usada na travessia São Sebastião/Ilhabela

Os usuários que utilizam a Travessia São Sebastião/Ilhabela a pé ou de bicicleta passam a contar com mais uma embarcação exclusiva. A lancha tipo catamarã duplo casco é a segunda entregue em 2019 pelas atuais gestões da Secretaria de Logística e Transportes e Dersa, oferecendo mais conforto, segurança e agilidade aos passageiros. A embarcação está em operação desde dezembro.

Veja também
Aplicativo permite acesso em tempo real a informações sobre balsas no litoral
Governo de SP amplia oferta de embarcações para travessias litorâneas

A LS-05 é feita totalmente em aço e tem capacidade para 450 passageiros. Ela é equipada com 14 aparelhos de ar condicionado, bicicletário para 51 bicicletas, portas e corredores maiores que possibilitam embarque e desembarque 50% mais rápido e assentos com encosto de cabeça.

Em média, 4 mil pedestres e 900 ciclistas utilizam diariamente a Travessia São Sebastião/Ilhabela e são isentos de tarifa. Com a chegada da segunda lancha de passageiros, o sistema terá à disposição nove embarcações para a temporada de verão (7 balsas + 2 lanchas).

Reformas e manutenções

As travessias litorâneas começaram a ser reforçadas ao longo do ano de 2019, com o Novo Programa de Reformas e Manutenções, que remodelou balsas e lanchas, muitas com processos de recuperação interrompidos. Até o momento, foram entregues oito embarcações (seis balsas e duas lanchas), e outras três vão ser entregues em janeiro (uma balsa e duas lanchas de passageiros) que irão ser redistribuídas para atender as demandas de todo o sistema. Em fevereiro, está prevista a entrega da última balsa, completando 12 embarcações reformadas e modernizadas.

Novos PMV’s

A melhoria na comunicação com os usuários foi outro foco durante o ano e graças a instalação de 30 novos Painéis de Mensagem Variável (PMV´s), moradores e turistas terão acesso a informações mais claras e objetivas nesta temporada. Os equipamentos são de última geração, de fácil leitura e estão instalados em pontos estratégicos dos viários de acesso às Travessias, orientando os motoristas e fornecendo informações importantes sobre os serviços.

Canais de Comunicação

Os usuários das Travessias Litorâneas têm à disposição os seguintes canais de informação: site www.dersa.sp.gov.br, Twitter @travessiasdersa, telefone 0800 7733 711 e o App Travessias, que pode ser baixado gratuitamente em smartphones com sistemas Android e iOS.