Travessia Cananéia/Ilha Comprida recebe melhorias

Com investimento de R$ 775 mil do Governo do Estado, DERSA conclui trabalho de substituição das pontes de embarque e desembarque

qua, 24/05/2017 - 13h34 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Dersa
As novas pontes garantem mais segurança aos usuários do sistema e agilidade nos procedimentos de embarque e desembarque

Foi concluída na última terça-feira (23) pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, com três dias de antecedência do prazo previsto no cronograma inicial, a substituição da ponte de embarque e desembarque do lado de Ilha Comprida.

A primeira etapa das obras teve início em 3/5 pelo lado de Cananéia e foi concluída dois dias antes do prazo. O investimento do Governo do Estado nas melhorias foi de R$ 775 mil.

Dessa forma, a Companhia renova completamente o sistema de acesso às balsas, liberando definitivamente a Travessia para veículos e caminhões trucados, com até dois eixos traseiros e peso máximo de 23 toneladas, conforme sinalização no local.

Durante o período de intervenções, apenas o tráfego de veículos foi interrompido, já que pedestres, ciclistas e motociclistas utilizaram o serviço normalmente por um acesso provisório.

As duas novas pontes garantem mais segurança aos usuários do sistema e agilidade nos procedimentos de embarque e desembarque. As estruturas metálicas são feitas em aço galvanizado, mais resistente à corrosão, tablado de madeira garapeira certificada, com guarda-corpos protegidos com tela e corrimãos em aço inox.

A travessia
A Travessia Cananéia/Ilha Comprida é um dos quatro serviços administrados pela DERSA no Litoral Sul (os outros três são: Travessia Cananéia/Continente, Travessia Iguape/Juréia e Travessia Cananéia/Ariri) e tem como característica principal a grande procura nos fins de semana e feriados, sendo utilizada, principalmente, por turistas que buscam as praias de Ilha Comprida e suas belezas naturais.

Passam diariamente uma média diária de 1.200 passageiros, 130 bicicletas, 30 motos e 330 veículos. Atualmente, duas embarcações estão disponíveis nesta Travessia, cujo tempo de deslocamento é de no máximo 10 minutos.

Os valores das tarifas podem ser consultados no site www.dersa.sp.gov.br.