Transportes Metropolitanos prorroga testes de bilhetes com QR Code

Tecnologia está em fase piloto em estações do Metrô e da CPTM; já foram vendidos 281 bilhetes desde o início da iniciativa

sex, 18/10/2019 - 15h27 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/STM
Pagamento do Metrô com QR Code na Estação Paraíso

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos prorrogou por mais 45 dias, a partir desta sexta-feira (18), a fase de testes dos bilhetes com QR Code (tipo de código de barras). A instalação nas estações da CPTM e do Metrô estão sendo feitas gradativamente.

Com a ampliação do projeto-piloto, os bilhetes QR Code serão válidos até 2 de dezembro, novo prazo para encerramento dos testes. Apesar disso, a recomendação é que eles sejam utilizados preferencialmente até 72 horas após a compra, para evitar que a impressão do código sofra danos. Os bilhetes com QR Code continuam valendo somente para CPTM e Metrô, sem integração com outros modais.

Já foram vendidos 281 mil bilhetes. Desse total, 92,9% foram comprados em bilheterias, 5,5% em máquinas de autoatendimento e 1,6% no aplicativo VouD. Entre as empresas, 50,3% dos bilhetes foram vendidos nas estações do Metrô, 47,7% em estações da CPTM e o restante no app VouD e loja da Autopass. No Metrô, a estação com maior número de vendas foi a Paraíso, da Linha 1-Azul, com 47 mil bilhetes; na CPTM, a Dom Bosco, da Linha 11-Coral, com 43 mil.

O projeto piloto começou em 3 de setembro com vendas inicialmente das 9h às 16h. A partir do dia 21 outubro a venda foi ampliada para todo o horário de operação.

A ação faz parte do plano da STM de modernizar os sistemas de pagamento de tarifas para oferecer mais praticidade e segurança aos passageiros. O teste é feito em parceria com o Consórcio Metropolitano de Transportes (CMT) e não tem custo para o Governo do Estado.

Estações onde há o leitores QR Code

Na CPTM: estações Autódromo (Linha 9-Esmeralda), Tamanduateí (Linha 10-Turquesa), Dom Bosco (Linha 11-Coral) e Aeroporto-Guarulhos (Linha 13-Jade). As bilheterias funcionam durante todo o horário de operação. No caso da CPTM, é de domingo a sexta-feira das 4h à meia-noite, e aos sábados das 4h à 1h de domingo.

No Metrô: estações São Judas (Linha 1-Azul), Paraíso (linha 1-Azul e 2-Verde) e Pedro II (Linha 3-Vermelha), Capão Redondo, Giovanni Gronchi e Largo Treze (Linha 5-Lilás). São dois bloqueios por estação com o validador. No Metrô, o funcionamento é de domingo a sexta-feira das 4h40 à meia-noite, e aos sábados das 4h40 à 1h da manhã do domingo.

Na Linha 5-Lilás: até domingo (20), o horário de venda do bilhete QR Code nas bilheterias é restrito das 8h às 20h. A partir de segunda-feira (21), será durante todo o horário da operação – domingo a sexta-feira das 4h40 à 00h e sábado das 4h40 à 1h. A Linha 5-Lilás é operada pela concessionária ViaMobilidade.