Todos Contra a Dengue

Sábado, 15 de fevereiro de 2003

sáb, 15/02/2003 - 10h19 | Do Portal do Governo

Geraldo Alckmin


Governador do Estado

Há problemas que só a ação do poder público não é suficiente para resolvê-los. É necessária e imprescindível a mobilização e participação efetiva da população. Esse é o caso, por exemplo, do combate à dengue.

O Estado de São Paulo conseguiu reduzir os casos de dengue e os números indicam queda nos dois últimos anos. Este ano, a doença não chama mais a atenção no litoral sul, onde foram registrados muitos casos em 2002.

Mas, apesar disso, ainda há surtos atingindo as cidades da região metropolitana e do nosso interior. O calor e a freqüência das chuvas colaboram para a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypt.

Detectado o foco, o Governo do Estado aciona a Sucen, a Superintendência de Combate a Endemias, que, com equipes especializadas e os venenos adequados, entra em ação.

Em Jandira e Itapevi, na Grande São Paulo, a Secretaria Estadual da Saúde está distribuindo cerca de 20 mil tampas de caixa d’água para moradores que residem em locais com deficiência na infra-estrutura urbana. Além de proporcionar o tratamento de pessoas contaminadas. Todo esforço é para eliminar o vetor da doença, que é o mosquito, o Aedes aegypt.

Não há vacina que possa impedir a doença. Tampouco, remédio que mate o vírus. Daí a importância da prevenção. Para isso, é fundamental que a população tenha consciência da importância da sua participação no combate aos criadouros. É preciso eliminar os focos do mosquito transmissor e os principais são domiciliares. Em cerca de 90% dos casos, o foco está na casa das pessoas, no terraço, dentro da casa, no quintal. Então, é preciso todo o cuidado com vasos; o pratinho do vaso, não pode ter água parada; os pneus e o entulho no quintal, a caixa d’água, que precisa ser coberta. São os locais com maior incidência de larvas do mosquito.

Para realçar a importância da prevenção e promover combate efetivo aos focos da doença, no sábado, no dia 22, vamos promover o Dia Metropolitano de Combate à Dengue em São Paulo.

Nesse dia, vamos mobilizar a sociedade, contando com a participação de agentes de saúde, associações de bairros, entidades do 3º setor, com distribuição de panfletos, palestras em escolas, comércios e associações.

É muito importante que todos participem. Vamos vencer essa guerra contra o mosquito transmissor da dengue.

Esse é o esforço e eu tenho certeza de que todos vão ajudar, porque, assim fazendo, estarão protegendo a sua saúde, a da sua família e colaborando com a saúde de toda a população.