HIV e Sífilis: testes gratuitos na Estação Itaim Paulista da CPTM

Atendimento à população acontecerá nesta terça-feira (31) e quarta-feira (1º de fevereiro) em um trailer estacionado ao lado da estação

seg, 30/01/2017 - 10h15 | Do Portal do Governo

O projeto “Fique Sabendo”, que busca alertar a população sobre os cuidados com a vida sexual, desembarca na Estação Itaim Paulista da CPTM para a realização de testes gratuitos de HIV e Sífilis.

Profissionais da área da saúde estarão à disposição do público nesta terça-feira (31) e quarta-feira (1º de fevereiro). O atendimento será feito em um trailer estacionado ao lado da estação na Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana).

“Quanto mais rápido for o diagnóstico, mais rápido será o controle da doença. Se as pessoas não vêm fazer o teste, nós vamos até elas”, ressalta a coordenadora Vângela Rezende. Ainda de acordo com ela, por preconceito, medo ou desconhecimento, as pessoas não vão se informar sobre  as doenças sexualmente transmissíveis ou retirar preservativos.

Os testes são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.  A detecção da sífilis também é feita em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.