‘Dia de Campo’ debate tecnologias inovadoras na agricultura

Evento contou com a participação de cerca de 200 pessoas, entre técnicos, produtores, empresas e autoridades municipais de São Paulo

ter, 27/02/2018 - 13h32 | Do Portal do Governo

As novas tecnologias para cultura da soja e do milho safrinha foram tema da última edição do “Dia de Campo”, realizado na Fazenda do Estado Ataliba Leonel, em Manduri, no interior paulista. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento, promovido em 22 de fevereiro pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM), da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).

O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, e o coordenador da CATI, João Brunelli Júnior, compareceram ao evento, que contou, ainda, com a assinatura do contrato que permite a terceirização dos serviços de colheita e plantio de algumas variedades. Técnicos da CATI, produtores, empresas e autoridades municipais participaram do “Dia de Campo”.

Local de referência para agricultores do Estado de São Paulo, a Fazenda Ataliba Leonel é a principal unidade produtora de sementes da CATI e já recebeu investimentos de R$ 6,64 milhões, entre 2016 e fevereiro deste ano. Os recursos foram destinados à recuperação do solo, rotação de culturas, aquisição de insumos (herbicidas, fungicidas e inseticidas), além de máquinas e equipamentos.

Informação

Esses e outros dados foram exibidos por Ricardo Lorenzini, diretor do DSMM, na abertura do Dia de Campo. “Na safra 2016-2017, produzimos 70 mil sacos de milho e 30 mil sacos de soja. Isso evidencia a potência que a Fazenda do Estado tem e ficamos muito felizes em promover esse evento para levar conhecimento e informação ao produtor rural”, afirma. Na safra 2014-2015, a Fazenda produziu 6 mil sacos de milho e não houve plantio de soja. Ainda no evento, Ricardo Lorenzini assinou os contratos de terceirização da colheita da soja e do milho, do plantio do safrinha e também dos cereais de inverno na Fazenda.

O secretário Arnaldo Jardim enfatizou o trabalho em equipe da CATI, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, do Instituto de Economia Agrícola (IEA) e do Instituto Agronômico, de Campinas. “A integração permite que o Dia de Campo reúna cada vez mais pessoas. A proposta do evento em capacitar extensionistas para que eles possam replicar o conhecimento adquirido e, ao mesmo tempo, levar ao homem do campo o que há de mais moderno e rentável, faz da agricultura paulista um espelho para o Brasil”, enfatiza Arnaldo Jardim. Na solenidade, o secretário foi homenageado com uma placa, como reconhecimento aos serviços prestados em prol da agricultura paulista.

Satisfeito com o sucesso do Dia de Campo, o coordenador da CATI, João Brunelli Júnior, destacou a força do Estado de São Paulo no agronegócio. “Quando se tem planejamento e gestão competentes, é possível promover um evento de porte. Levar ao conhecimento de produtores e profissionais as novas técnicas e variedades que o DSMM produz é fundamental para fazer com que a nossa agricultura seja respeitada e admirada”, afirma.

Conhecimento

De acordo com Gerson Cazentini, diretor do Centro de Produção de Sementes do DSMM e presidente do comitê gestor da Fazenda Ataliba Leonel, houve uma evolução da cultura da soja e as estações por onde os participantes passaram no Dia de Campo foram palco de informações e orientações.

“Nas estações, os participantes puderam conferir de que forma se faz a construção do perfil de solo, melhorando sua fertilidade. Além disso, receberam informações relacionadas à adequação de população de plantas, posicionamento de cultivares, sistema de inoculação e nutrição das plantas. As equipes demonstraram todo o portfólio do DSMM e também dos cultivos de milho que ofereceremos para a segunda safra”, explica Gerson Cazentini.

Produtor de soja e milho, Fábio Ferreira da Silva revelou que, por meio do Dia de Campo, soube de uma variedade e que tem interesse no plantio dessa novidade para a próxima safra. “As variedades apresentadas nesse evento são aptas para o plantio em nossa região. Algumas variedades eu ainda não conhecia, mas fiquei interessado numa delas e pretendo plantar na próxima safra”, ressalta.

Além de produzir com excelência e qualidade, a CATI busca novas métricas para oferecer ao agricultor produtos com preço justo e acessível. Dessa forma, em uma parceria com o IEA, foi proposto o trabalho de levantamento de custos de produção de sementes na Fazenda Ataliba Leonel e nas Unidades de Beneficiamento de Sementes.