Técnicos do Cravi fazem acompanhamento online de vítimas de violência no Estado

Profissionais contatam cidadãos para avaliar impacto da pandemia da COVID-19 e oferecer possibilidade de atendimento online

ter, 14/04/2020 - 10h25 | Do Portal do Governo

Durante o período de quarentena para combater o avanço do novo coronavírus em São Paulo, os técnicos do Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado, desempenham as atividades com um plano diferenciado de atendimento.

Veja também
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
Perguntas e respostas: tire suas dúvidas sobre a doença
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

Por meio do teletrabalho, os psicólogos e assistentes sociais atendem as vítimas assistidas nas unidades da capital e dos municípios de Barueri, Suzano, Araçatuba, Santos e São Vicente. Os profissionais têm contatado as vítimas para avaliar o impacto da pandemia da COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus) em seus cotidianos, bem como para oferecer a possibilidade de atendimento psicológico online, modalidade regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia.

Acolhimento

O acolhimento será avaliado de acordo com cada caso. Na última semana, 50 pessoas atendidas pelo programa que sofreram diversos tipos de violências, uma delas a doméstica, foram contatadas pelas equipes do centro de referência na capital e no interior.

“Estamos preocupados com as vítimas que atendemos, pois elas encontram no Cravi um local singular de acolhimento e atenção. Especialmente em relação aos casos de violência doméstica, junto com os demais equipamentos de apoio à mulher, monitoramos possíveis demandas ou entraves que possam impedi-las de contatarem nossos serviços”, salienta o coordenador-geral do Cravi, Bruno Fedri.

“O Cravi promove palestras sobre temáticas relacionadas à violência no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo. Durante a quarentena, o centro dará continuidade a essa ação. Os técnicos do programa realizarão as atividades por meio de videoconferências. Planejamos também novas formas de atendimento para garantir amparo às vítimas. Estivemos com elas em momentos difíceis, agora não será diferente”, explica o secretário da Justiça e Cidadania, Paulo Dimas Mascaretti.

Os técnicos do Cravi também prestarão orientações às vítimas quanto ao acesso ao benefício emergencial da Caixa Econômica Federal (CEF). Eles também informarão os canais de contato do programa por meio do telefone (11) 3291-2624 e do e-mail cravi@justica.sp.gov.br. Esses canais também estão disponíveis para receber novos casos.