Técnicos da SIMA comemoram resultado do Programa Nascentes

Programa da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente acompanha a restauração de mais de 13 mil hectares em 301 municípios do Estado

qua, 27/02/2019 - 11h17 | Do Portal do Governo

A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo responsável pelo acompanhamento do Programa Nascentes comemora nesta quarta-feira (27), Dia Estadual de Plantio de Árvores Nativas, os resultados observados após vistoria realizada no primeiro projeto implantado no município de Joanópolis.

Até o momento, o Programa contabiliza mais de 13 mil hectares em processo de restauração, o que equivale a uma área igual a 19 mil campos de futebol, em 301 municípios espalhados em todas as regiões do Estado.

“O Programa Nascentes possui mais de 40 projetos estratégicos aptos para contratação, além de mais 125 mil hectares disponíveis para receber projetos”, explica o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido.

A execução e monitoramento dos projetos é de responsabilidade dos restauradores, que devem informar ao órgão ambiental os resultados de monitoramentos periódicos a partir do terceiro ano da implantação.

No final de 2018, impressionados pelos bons resultados de monitoramento declarados, os técnicos foram a campo conferir uma área em restauração no sítio Santo Antônio, município de Joanópolis, na região da Serra da Mantiqueira.

“Ficamos muito satisfeitos com o que vimos, os indicadores ecológicos do terceiro ano foram alcançados e até superados. Onde tinha somente pastagem hoje existem olhos d’água. É o Programa Nascentes cumprindo seu objetivo de apoiar a restauração ecológica no Estado”, explica a coordenadora do Nascentes, Helena Carrascosa.

O monitoramento periódico de áreas do projeto é baseado em indicadores ecológicos e têm o intuito de garantir que a restauração esteja caminhando para uma melhor estrutura e resiliência.

“’Você é louca em plantar árvore nativa em seu sítio, planta Eucalipto que dá dinheiro’, diziam os meus vizinhos. Mas o dia que as águas secarem eu não vou torcer eucalipto para ter água”, comenta a proprietária do sítio participante do projeto, Osmarina da Cunha.

Programa Nascentes

Criado para promover a restauração ecológica em áreas prioritárias, visando o aumento de segurança hídrica e biodiversidade, o Programa busca a preservação de mata ciliar das nascentes, córregos e rios.

O Programa Nascentes une especialistas em restauração, empreendedores com obrigações ambientais e detentores de áreas a serem restauradas, otimizando e direcionando investimentos públicos e privados para implantação de projetos de restauração no Estado de São Paulo.

A fim de reverter as previsões pessimistas dos indicadores econômicos, sociais e ambientais para o futuro próximo, a ONU coordena um processo participativo que inclui governos, sociedade civil, iniciativa privada e instituições de pesquisa para a elaboração de um plano global para promover o desenvolvimento sustentável até 2030, denominado AGENDA 2030.

A Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado está engajada e articulada para contribuir da melhor forma para o cumprimento dessa ambiciosa e fundamental agenda.