Técnicas em biblioteconomia promovem escritoras negras

Dentro e fora das bibliotecas públicas, ex-alunas da Etec Parque da Juventude usam a formação para combater o racismo por meio da literatura

qua, 23/01/2019 - 16h39 | Do Portal do Governo

Uma constatação de alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, na capital, durante a produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), deu origem ao projeto Mulheres Negras na Biblioteca.

Em 2016, Ana Carine Souza, Iara Moraes, Lais Hellen Santos e Andreza de Lourdes Lima Rocha cursavam o técnico de Biblioteconomia quando perceberam que a biblioteca da unidade carecia de obras de escritoras negras, tema do TCC delas.

Na época, elas pediram doações e receberam cerca de 20 livros, que foram divulgados para os alunos e tiveram excelente retorno. A iniciativa segue até hoje com o objetivo de combater o racismo.

As estudantes perceberam que o mesmo problema se repetia em outras bibliotecas públicas da cidade e resolveram expandir sua atuação. O fim do TCC levou a iniciativa para outros espaços da zona Norte, onde além do incentivo ao aprimoramento do acervo, foram realizadas atividades como bate-papos com escritoras e um sarau de poesia.

O grupo acabou virando um coletivo, que segue com o trabalho. Além de Ana Carine e Iara, a bibliotecária Ketty Valêncio e a jornalista Juliane Sousa se juntaram às ex-alunas. A atuação delas é feita agora por meio da aprovação de projeto em edital da Prefeitura de São Paulo, que permite levar as atividades para dentro e fora de bibliotecas municipais. As jovens acreditam que seja possível enxergar na profissão um enfoque em produção cultural.

“Hoje com as redes sociais conseguimos ver o alcance que o projeto tem, com o grande aumento da procura por essa literatura”, diz Ana Carine. “A maior parte do público é formada por meninas negras, mas não são elas nosso único alvo. Acreditamos que o propósito vai além da representatividade, para que todos conheçam nossa história sob outra perspectiva, como ferramenta de combate ao racismo.”

Neste ano, estão entre os objetivos do grupo, levar atividades às unidades do Sesc, participar de novos editais e produzir material audiovisual sobre escritoras negras.