Taubaté ganha prédio e assinatura de contrato de gestão da Rede Lucy Montoro

Com investimento de R$ 4 milhões do Estado, unidade vai oferecer mais de 59 mil consultas ao ano

seg, 28/11/2022 - 10h39 | Do Portal do Governo

Entrega do Lucy Montoro de Taubaté

O Governo de São Paulo autorizou nesta segunda-feira (28) a assinatura do contrato de gestão para a implantação do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro em Taubaté. O Estado também recebeu do município o prédio com as obras finalizadas para a implantação da unidade. O secretário-executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro, representou o governador Rodrigo Garcia no evento.

“Entregamos o prédio que vai sediar o Lucy Montoro para a organização social Seconci, que já é parceira do Estado na gestão do AME de Taubaté, para que ela comece a adotar as medidas administrativas necessárias com vistas ao início do funcionamento no primeiro trimestre de 2023. É uma nova unidade com grande diferencial: além de atender as deficiências físicas dos grandes sequelados e amputados, ela também atenderá as deficiências auditivas, que é uma demanda importante de Taubaté e da região”, destacou Eduardo Ribeiro.

Referência no tratamento para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, o novo Lucy vai beneficiar diretamente 39 municípios, abrangendo uma população total estimada de 2,4 milhões de habitantes. A unidade atenderá pessoas que necessitam de cuidados com deficiências auditivas e físicas, além de pacientes com incapacidades decorrentes das lesões encefálicas adquiridas, lesões medulares, paralisia cerebral, amputados e algias vertebrais. A previsão de funcionamento é para o primeiro trimestre de 2023.

O novo equipamento contará com uma equipe multiprofissional, será especializada em fisiatria e fisiatria auditiva e prestará atendimentos ambulatoriais em diversas especialidades, como otorrinolaringologia, educação física, fisioterapia, enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, terapia ocupacional e serviço social. Serão ofertadas 59 mil consultas médicas e não-médicas por ano, além de mais de 2,5 mil órteses e próteses para os pacientes da região.

O Estado investiu R$ 4 milhões no Lucy Montoro de Taubaté, em convênio com a prefeitura para a construção do prédio, que funcionará ao lado do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Taubaté. O Seconci será a organização social de saúde (OSS) responsável por administrar o novo Lucy Montoro. Com a OSS definida ocorrerá a instalação de mobiliário e equipamentos e a contratação de profissionais que atuarão na unidade.