Tabagismo também pode causar doenças nos olhos

Alerta é de especialista do Hospital de Transplantes de SP; Dia Nacional do Combate ao Fumo é nesta quinta-feira (29)

qua, 28/08/2019 - 17h31 | Do Portal do Governo

Fumar pode causar doenças graves que acometem não só os pulmões. O tabagismo também é uma ameaça aos olhos, que podem ser afetados por problemas mais simples, como alterações da superfície ocular, alergias e Síndrome do Olho Seco, e problemas graves, como a Doença Macular Relacionada à Idade (DMRI), glaucoma e catarata.

“Tanto para fumantes ativos, quanto passivos, essas doenças ocorrem porque a fumaça do cigarro, que tem muitos componentes tóxicos como monóxido de carbono, nicotina, amônia, cetonas, entre outros, fica diretamente em contato com os olhos”, explica a oftalmologista Mariana Cunial, do Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo, unidade gerenciada em parceria com a SPDM – Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina.

Segundo ela, estudos comprovam os efeitos do tabagismo sobre as células da retina, que deixam de ser adequadamente nutridas. “As alterações nestas células provocam distorções visuais e podem levar à cegueira irreversível”, lembra a oftalmologista.

De acordo com Mariana Cunial, no caso do glaucoma, há o aumento da pressão intraocular após o fumo. “Quem fuma também tem mais chance de desenvolver Catarata Nuclear, principalmente os pacientes que fumam cachimbo. Além disso, se o cigarro estiver associado ao consumo de bebida alcoólica, pode-se desenvolver o que chamamos de Ambliopia Tabaco-Álcool, que causa alterações na camada de fibras nervosas da retina”, afirma.

O tabagismo está relacionado principalmente à diminuição da produção do filme lacrimal. “De acordo com a OMS, 80% das doenças que causam cegueira podem ser prevenidas e a existência destas doenças pode diminuir muito com o abandono do tabagismo”, diz.

Desde 2010, o departamento de oftalmologia da unidade já realizou cerca 161 mil consultas, 240 transplantes de córnea e, nos últimos quatro anos, foram 2.884 cirurgias para catarata e 844 para tratamento de glaucoma.

O Hospital de Transplantes do Estado de São Paulo fica no Jardim Paulista, zona sul da capital, e atende de forma referenciada, recebendo pacientes encaminhados pelos municípios via central de vagas estadual.

Data nacional

Nesta sexta-feira (29), comemora-se Dia Nacional de Combate ao Fumo, data em que se lembra a importância do combate ao tabagismo. Em São Paulo, agosto também é o mês em que se comemora a Lei Antifumo, que completou 10 anos em 2019. A legislação proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em locais total ou parcialmente fechados.