#SP464: Saiba o que abre e fecha nos serviços públicos

Veja como será o funcionamento dos principais órgãos estaduais no aniversário da cidade, comemorado nesta quinta-feira (25)

qua, 24/01/2018 - 8h33 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira (25) é celebrado o aniversário de São Paulo, que completa 464 anos. Por conta disso, alguns serviços públicos estarão fechados e outros terão alteração na grade de funcionamento. Confira como fica o atendimento dos órgãos e serviços e programe-se:

Metrô

Para facilitar o retorno dos usuários que acompanharão na noite desta quinta-feira (25) os eventos previstos para comemorar o aniversário de 464 anos da cidade de São Paulo, o Metrô e a concessionária ViaQuatro manterão as estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 4-Amarela abertas até 1h de sexta-feira (26). As exceções serão as linhas 5-Lilás e 15-Prata, que manterão os horários habituais de fechamento (0h). O Metrô recomenda que para evitar filas e ganhar tempo, que o usuário compre seus bilhetes para a volta antecipadamente.

Para informar sobre as mudanças programadas o Metrô emitirá mensagens pelos sistemas de som das estações e dos trens e publicará informativos nas redes sociais. Em caso de dúvidas, os usuários têm à disposição a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente, das 5h à meia-noite. A ViaQuatro informará seus usuários por meio de mensagens sonoras e em vídeos informativos nas estações e trens. Para obter informações sobre a operação da linha 4, a Central de Atendimento da Via Quatro (0800 770 7100) atende de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 22h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h.

Poupatempo

Os postos do Poupatempo da capital paulista – Cidade Ademar, Itaquera, Lapa, Santo Amaro e Sé não funcionam nesta quinta-feira (25). O atendimento ao público retorna na sexta-feira (26), em seu horário habitual.

Em São Paulo, as unidades do Poupatempo funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 13h. Para consultar os endereços de cada posto, basta acessar o portal ou o aplicativo SP Serviços.

O Poupinha, o atendente virtual do Poupatempo, está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela) e também no Messenger, no Facebook, no link www.messenger.com/t/PoupinhaSP.

Além do agendamento, os canais também possibilitam que os usuários obtenham informações corretas sobre todos os serviços oferecidos, prazos de entrega, valores de taxas, documentos necessários, e endereços dos postos.

As informações são do Poupatempo.

Detran.SP

As Unidades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) localizados na capital não abrirão nesta quinta-feira (25), por causa do feriado municipal em comemoração aos 464 anos da cidade de São Paulo. Todas as unidades voltarão a atender em seus horários regulares na sexta-feira (26).

Para informações sobre o funcionamento dos postos ou sobre os serviços de trânsito, os cidadãos podem ligar para o Disque Detran.SP, que atende moradores das cidades com DDD 11 no 3322-3333 e residentes das demais localidades no 0300-101-3333.

Vale ressaltar que o Departamento oferece 27 serviços on-line em seu portal. Na página, o cidadão pode fazer pedidos relacionados a Carteira Nacional de Habilitação (como 2ª via e CNH definitiva), veículos (pesquisa de débitos e restrições) e infrações (consulta de multas e solicitação de recurso de penalidade), entre outros. Basta fazer cadastro e criar login e senha de acesso pessoal.

As informações são do Detran-SP.

Procon-SP

O Procon-SP informa que, devido ao feriado de Proclamação da República, os postos de atendimento pessoal, nos Poupatempos Sé, Santo Amaro e Itaquera, não funcionarão nesta quarta-feira, 15 de novembro.

As audiências, setor administrativo, Ouvidoria, atendimento telefônico (151), atendimento eletrônico e os Núcleos Regionais do Procon-SP em Campinas, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Bauru e Presidente Prudente, também não funcionam.

O funcionamento dos Procons municipais segue o da administração municipal local. As informações são do Procon-SP.