#SP464: Passaporte dos Museus e show de luzes agitam feriado

Nesta quinta (25), visitantes do Estação Cultura ganharão exemplar que dá direito à entrada gratuita em instituições culturais do Estado

ter, 23/01/2018 - 19h52 | Do Portal do Governo

Os 464 anos de São Paulo serão celebrados com um show multimídia no coração da cidade. Na próxima quinta-feira (25), a área externa do Estação Cultura, novo espaço expositivo da Secretaria da Cultura do Estado, recebe artistas para apresentações musicais que misturam o erudito, o contemporâneo e o experimental.

O Complexo Cultural Júlio Prestes, que abriga a Secretaria da Cultura do Estado e a Sala São Paulo, receberá projeções visuais que brincarão com a arquitetura do local, para contar a história da maior metrópole do Brasil. Além disso, quem comparecer ao local poderá conhecer a exposição “Retratos da Cidadania” e ganhar um exemplar do Passaporte dos Museus, que dá direito a uma entrada gratuita em todos os museus da Secretaria da Cultura do Estado.

A partir de 9h, o Estação Cultura estará aberto ao público com a exposição “Retratos da Cidadania”, do Ministério Público de São Paulo, que conta com 17 obras de arte inspiradas em casos emblemáticos, como o retorno para os cofres públicos do dinheiro desviado pelo ex-prefeito Paulo Maluf, o impulso à construção de mais de 85 mil vagas em creches, a operação que gerou a prisão da ex-prefeita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera, e o fim de um programa ilegal de retirada de rins de cadáveres.

No local, também serão distribuídas aos visitantes 800 unidades do Passaporte dos Museus. Com isso, é possível ter acesso a qualquer museu da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo: as folhas contêm informações sobre as instituições, fotos e espaço para um carimbo. Na visita, basta apresentá-lo na bilheteria e garantir o “visto de entrada” e um ingresso gratuito.

Atrações

As apresentações musicais têm início às 18h com o artista Stalker, seguido, às 19h50, de Loop B. Companheiros de produção musical, os artistas são pioneiros na técnica conhecida como “sampler”, que consiste em gravar sons comuns – como o de uma borracha caindo no chão – e transformá-los em música.

Para a ocasião, ambos apresentarão uma música composta especialmente para a data, que utiliza sons que foram captados por um gravador de celular na cúpula do relógio do prédio da Secretaria da Cultura.

Às 20h50, é a vez do espetáculo “The Cross”, projeto da pianista internacional Juliana D’Agostini e do produtor musical ganhador do Grammy Latino e Americano Ruriá Duprat. Nesse projeto, que terá o lançamento oficial no dia do aniversário da cidade, Juliana trocará o piano pelos sintetizadores.

Show

Ao anoitecer, entra em cena VJ Spetto. Responsável pelas projeções visuais durante as cerimônias de abertura e encerramento das Olimpíadas do Brasil, o artista promete contar a história da capital em um show de luzes que serão refletidas no Complexo Cultural Júlio Prestes. Utilizando uma técnica na qual é especialista, o “video mapping”, a apresentação valorizará todos os ângulos e linhas arquitetônicas do edifício que abriga a Secretaria da Cultura e a Sala São Paulo.

Para que isso seja possível, serão instaladas duas torres de projeção de quatro metros de altura erguidas em frente ao prédio. Serão utilizados quatro projetores de 25 lumens, os mesmos dos shows de Roger Waters, do Pink Floyd. A iluminação cobrirá completamente uma parte do edifício, que envolve a coluna e a torre do relógio, e poderá ser vista em um raio superior a 500 metros.

Além do apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo, uma das pistas da Rua Mauá estará fechada para o público poder acompanhar o show. O palco basculante de última tecnologia, que já possui toda a estrutura de som e luz, ficará na rua, em frente à Estação Cultura (na Rua Mauá, 51, na região da Luz, ao lado da Sala São Paulo).