SP registra redução no número de mortes em acidentes de trânsito

Infosiga mostra queda de 4,8% em comparação com 2016; Maioria das vítimas é do sexo masculino, com idades entre 18 e 29 anos

qua, 19/04/2017 - 18h04 | Do Portal do Governo

O Estado de São Paulo segue colhendo frutos positivos de suas iniciativas para combater acidentes e mortes no trânsito. Um dos principais programas do governo, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito – que tem como o objetivo reduzir pela metade o número de óbitos no trânsito até 2020 –, registrou queda de 4,8% nas fatalidades em decorrência de acidentes em todo o Estado no primeiro trimestre de 2017.

De acordo com o INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), houve 1.297 óbitos causados por acidentes de trânsito neste primeiro trimestre, contra 1.361 vítimas fatais no mesmo período do ano anterior. As estatísticas reforçam a tendência de queda contínua nas ocorrências, já que durante todo o ano de 2016 foi registrada redução de 5,6% na comparação com 2015.

“Com apoio dos municípios e também do Detran-SP, Artesp, DER, Polícia Militar e parceiros do setor privado, seguimos firmes no combate à violência no trânsito”, afirma o governador Geraldo Alckmin. “Os índices apontam para uma importante redução. Foram 64 vidas salvas neste primeiro trimestre, prova de que estamos no rumo certo.”

Outra boa notícia é que, este ano, a média de óbitos por acidente com vítima fatal foi 4,3% menor. “Uma das frentes de trabalho é a conscientização por uma condução mais segura. Incentivamos atitudes responsáveis como o uso do cinto de segurança, por exemplo, que literalmente salva vidas em uma colisão”, explica Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

As estatísticas mostram que 79,9% das vítimas são do sexo masculino e 26,1% têm idade entre 18 e 29 anos. Já os tipos de acidente que mais geram óbitos são colisões (37,8%) e atropelamentos (29,5%). O INFOSIGA-SP revela ainda que a maior parte dos acidentes fatais ocorre durante a noite e madrugada (52,9%) e que as principais vítimas são os condutores (48,7%). Motocicletas representam 34% dos veículos envolvidos em acidentes fatais, seguidas por automóveis (21,3%).

Em relação aos acidentes com vítimas, foram registradas 15.035 ocorrências em março de 2017, o que representa redução de 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, com 16.696 ocorrências. Em relação ao primeiro trimestre, a redução foi de 6,1%, de 47.374 em 2016 para 44.484  este ano.

Além da ferramenta INFOSIGA-SP, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito também disponibiliza o sistema pioneiro de georreferenciamento INFOMAPA-SP. Por meio deles, é possível não só quantificar os óbitos nos 645 municípios paulistas, como também mapear os locais onde ocorreram as mortes. As ferramentas são atualizadas todo dia 19 de cada mês, ou dia útil subsequente, e podem ser acessadas pelo site www.infosiga.sp.gov.br.

Convênios com municípios
Por meio do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, o Governo de São Paulo atua junto a 67 municípios que cobrem 71% da população do Estado. O investimento total do programa, proveniente de multas do Detran.SP, é de R$ 110,5 milhões e tem como objetivo a adoção de ações efetivas de redução de acidentes de trânsito nas cidades selecionadas.