SP recebe matéria-prima para fabricação de 7 milhões de doses da vacina do Butantan

Voo com 4 mil litros de IFA chegou de Pequim na noite desta quarta-feira (18) no Aeroporto Internacional de Guarulhos

qua, 18/08/2021 - 22h46 | Do Portal do Governo

Chegada de insumos para produção da vacina do Butantan em Guarulhos

O Secretário da Saúde de SP, Jean Gorinchteyn, e o superintendente da Fundação Butantan, Reinaldo Sato, acompanharam na noite desta quarta-feira (18) a chegada de um lote de 4 mil litros de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA). A matéria-prima irá viabilizar a produção de 7 milhões de doses da vacina contra a Covid-19, destinadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Veja também
Site Vacina Já faz pré-cadastro da imunização contra COVID-19
Guia de prevenção sobre o novo coronavírus
As medidas adotadas pelo Governo de SP para o combate ao coronavírus

O voo da companhia aérea Turkish Airlines saiu de Pequim (China), fez escala em Istambul (Turquia), e pousou no Aeroporto de Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, por volta das 21h00.

A matéria-prima, enviada pela biofarmacêutica chinesa Sinovac, parceira do Instituto Butantan, passará pelos processos de envase, rotulagem, embalagem e por um rígido processo de controle de qualidade antes de ser disponibilizada para a população por intermédio do Ministério da Saúde.

Até o momento, o Butantan já disponibilizou 74,849 milhões de doses ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A última entrega ocorreu na manhã desta quarta-feira (18), com a liberação de mais 2 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). As vacinas fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, de 54 milhões de vacinas. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio.