SP promove eventos de empregabilidade, cultura, moda inclusiva e acessibilidade

Na semana do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, ações beneficiam as mais de 3 milhões de pessoas com deficiência no estado

seg, 30/11/2020 - 20h21 | Do Portal do Governo

Em celebração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado dia 3 de dezembro, a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo preparou uma semana de eventos online para marcar a data e dar visibilidade e força à luta da pessoa com deficiência.

As ações possuem relevância nos temas de empregabilidade, cultura, moda inclusiva e acessibilidade. A programação é gratuita e acessível, viabilizada por uma rede de parceiros e colaboradores voluntários, órgãos governamentais e instituições.

Neste ano, o tema para a data definido pela ONU (Organização das Nações Unidas) é “Construindo de novo e melhor um mundo pós-covid-19 acessível, sustentável e que inclua a deficiência”, que tem como objetivo promover a participação plena e igual de pessoas com deficiência e agir pelo desenvolvimento e pela inclusão de pessoas com deficiência em todos os aspectos da sociedade.

Confira a programação:

Inclusão na Prática

Iniciando a programação, na próxima terça-feira, 1º, às 10h, acontecerá a transmissão acessível do evento “Inclusão na Prática”, voltado para os setores de Recursos Humanos de empresas, o evento tem como objetivo sensibilizar esses profissionais para a inserção desses colaboradores em seus quadros de funcionários.

O evento, das Secretarias de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Desenvolvimento Econômico de São Paulo, com o apoio do Centro de Tecnologia e Inovação e Its Brasil, abordará a metodologia do Emprego Apoiado e as ações do programa Meu Emprego, Trabalho Inclusivo, por meio das experiências de empresas que já trabalham a inclusão da pessoa com deficiência.

Além disso, a transmissão contará também com a presença das Secretárias de Estado Célia Leão e Patricia Ellen.

Virada Inclusiva

Em sua 11ª edição, a Virada Inclusiva acontece de forma remota em virtude da pandemia da COVID-19. A Secretaria em parceria com a TV Cultura, por meio do Museu da Inclusão, realizará uma participação especial no Programa Metrópolis na quinta-feira, dia 3, às 19h25.

Além disso, depoimentos e atrações culturais de artistas com deficiência serão apresentados durante a programação da TV Cultura, com o objetivo de mobilizar a participação plena das pessoas com deficiência e promover o debate sobre os seus direitos culturais.

Leitura Acessível

Já na sexta-feira, 4, às 15h, acontecerá o anúncio da disponibilização de mais um livro acessível com os recursos que facilitam a leitura para o leitor com deficiência.

Libras, legenda, áudio, imagem e leitura simples, são as ferramentas utilizadas para fazer com que a leitura chegue a todas as pessoas.

Por meio de live, transmitida pela página InclusãoSP no Facebook (https://www.facebook.com/InclusaoSP), o evento contará com a presença da Secretária de Estado Célia Leão e da fundadora da ONG Mais Diferenças, Carla Mauch, responsável pela produção dos livros.

Podcasts

Durante a semana uma série de podcasts serão disponibilizados no soundcloud InclusãoSP (https://soundcloud.com/inclusaosp). Os temas são: Deficiência visual e as ações de inclusão do estado de São Paulo; Reabilitação de pessoa com deficiência visual; Arte, Cultura e Lazer; Tecnologias Assistivas à pessoa com deficiência visual; Deficiência visual e a COVID-19.

Workshop “Moda Inclusiva: cenário pós pandemia”

A Secretaria, em parceria com o Centro de Tecnologia e Inovação, abre inscrições para o Workshop “Moda Inclusiva: cenário pós pandemia”, que tem como público-alvo profissionais envolvidos na área de moda inclusiva e interessados.

O workshop, que será realizado via Plataforma Microsoft Teams no dia 7 de dezembro, das 10h às 12h, tem o objetivo de articular, aprofundar e integrar conhecimento quanto a inclusão de pessoas com deficiência dentro da moda e a adaptação da moda inclusiva dentro deste período de pandemia em que o mundo vive.

A inscrição é gratuita e as vagas são limitadas. Inscreva-se pelo link: https://bit.ly/37dvX0m