SP Gastronomia ocupa Memorial da América Latina até domingo

Maior festival do gênero do país tem programação com competições, cursos, além de pratos e produtos de todas as regiões do Estado

qui, 24/10/2019 - 12h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/Turismo
Vencedores da etapa Marília da competição Feito em SP, que vão disputar a final no Memorial da América Latina

O SP Gastronomia leva ao Memorial da América Latina, a partir desta quinta-feira (24) até domingo (27), chefs renomados, restaurantes e produtores para uma programação de oficinas, degustações, shows, atividades para crianças e adultos. A atração na capital paulista faz parte do festival de gastronomia, o maior do gênero do país, que começou dia 1º e vai até dia 31, com eventos em todo o Estado de São Paulo.

O SP Gastronomia, promovido pelo Governo do Estado, reúne o evento Mesa SP, as feiras Feito em São Paulo e Farofa do Brasil, e o programa Empreenda Rápido Gastronomia. Além de muitas outras atividades que estimulam o empreendedorismo e as oportunidades no segmento e valorizam a culinária das 16 macrorregiões de São Paulo.

“O SP Gastronomia está diretamente vinculado à geração de empregos, de oportunidades e de apoio ao empreendedorismo. É um programa de economia criativa voltado à geração de renda e estímulo a uma cultura que é muito forte no Estado de São Paulo”, destaca o Governador João Doria.

Esta é a primeira edição do SP Gastronomia, que promove um calendário com mais de 200 atividades relacionadas ao segmento pelo Estado, estabelecendo outubro como o Mês da Gastronomia. “O objetivo do Governo do Estado ao realizar o SP Gastronomia é celebrar a identidade, a potência e a diversidade da gastronomia de São Paulo, envolvendo o conjunto de produtores, de chefs, de restaurantes e também de todos os cidadãos amantes da gastronomia”, afirma o Secretário de Cultura e Economia Criativa Sérgio Sá Leitão.

No Memorial, há dezenas de atividades acontecendo simultaneamente. Para boa parte das atrações a entrada é gratuita. Para algumas oficinas e palestras é necessário comprar ingressos. Para ver a programação completa, acesse o spgastronomia.sp.gov.br.

Abaixo, veja algumas das atrações:

Arena SP Gastronomia
O Governo do Estado promove aulas gratuitas de culinária, batalhas gastronômicas, cursos, happy hours e palestras sobre turismo, alimentação saudável, agricultura e meio ambiente em um espaço especial com área para descanso, alimentação e apresentação de conteúdos. Confira a programação completa da Arena SP Gastronomia.

A Nestlé promove, todos os dias, às 11h30 e às 16h, uma aula de culinária com apresentação de plataforma voltada à gastronomia. No domingo (27), às 15h30, Marcela Moro fala sobre “Experiências Turísticas Gastronômicas”, e às 17h30, será lançado o livro “Lancheira Saudável”, do Codeagro.

Feito em São Paulo
Trata-se da competição gastronômica, que promoveu etapas em 15 macrorregiões do Estado. Entre os dias 24 e 27 de outubro, o Memorial da América Latina recebe os 30 restaurantes e 30 produtores vencedores de cada etapa, que irão expor e vender suas produções ao público. Confira os restaurantes e produtores disputam a final.

Empreenda Rápido Gastronomia
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico realiza, em parceria com o Sebrae-SP, mutirão de serviços que vai oferecer qualificação empreendedora e técnica, financiamento, microcrédito e formalização de empresas para empreendedores do setor gastronômico e interessados.

Mesa Tendências
Maior congresso da América Latina que reúne nomes estrelados da gastronomia mundial para debater o setor através da abordagem de tópicos atuais. A atração já começa nesta quinta (24) e vai até sábado (26), das 9h às 19h. É preciso comprar ingressos, que vão de R$ 900 a R$ 1.850. Para mais informações, acesse www.mesasp.com.br.

Em 2019, o programa vai contar com a participação de nomes nacionais, como Alex Atala (D.O.M, Dalva e Dito, Bio e Instituto ATÁ), Bela Gil (Bela Cozinha e Vida mais Bela – GNT), Erick Jacquin (Jurado do Master Chef Brasil) e Janaína e Jefferson Rueda (A Casa do Porco Bar) e internacionais como Jaime Camacho (Celele | Colômbia), Alvaro Clavijo (El Chato | Colômbia), Carlo Petrini (Slow Food | Itália) e Bruce Friederich (The Good Food Institute | EUA). Confira a programação completa.

Festival Farofa do Brasil
Feira gratuita que reúne produtores de diversos lugares do Brasil expondo seus produtos, além de uma série de atrações de música, dança, cultura e gastronomia. Confira a programação completa.

Farofinha do Brasil
Espaço, com acesso gratuito, com programação direcionada ao público infantil, com atividades sobre o tema alimentação especialmente pensadas para os pequenos. Confira a programação completa.

Espaço Colmeia
Rodas gratuitas de debate, painéis e palestras sobre temas diversos relacionados a gestão da gastronomia, encabeçadas pelos principais expoentes dos respectivos assuntos, além dos Consultórios da Escola de Gestão em Negócios da Gastronomia (EGG), com mentorias individuais dos professores para pessoas que querem começar ou melhorar seus empreendimentos gastronômicos. Confira a programação completa.