SP e Reino Unido discutem participação feminina na política

Secretária do Tesouro da Inglaterra, Elizabeth Truss, participa da reunião organizada pela Assessoria Internacional do governo paulista

ter, 10/04/2018 - 15h34 | Do Portal do Governo

A Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) do governo paulista e o Consulado do Reino Unido de São Paulo reúnem na manhã desta quarta-feira (11), a partir das 10h, lideranças brasileiras para um bate papo sobre a participação feminina na política nacional.

A pedido do Consulado, a chefe da AEAI Ana Paula Fava convidou um grupo de mulheres envolvido no processo político brasileiro para o encontro com Elizabeth Truss, secretária do Tesouro inglesa, cargo de maior relevância no Reino Unido depois do ministro da Fazenda.

A perspectiva para as mulheres na política e economia em São Paulo e no Brasil, com foco na apoio à diversidade, será a principal pauta do encontro. “Muitos projetos da AEAI, como o de mentoria e a agenda de direitos humanos ‘O Mundo que Queremos’ são reconhecidos pelos consulados de São Paulo”, afirma Ana Paula.

“Estamos em um momento bastante singular para falar sobre a mulher na política, é preciso encorajar ações que valorizem e estabeleçam a igualdade para todos os seres humanos e os governos têm essa função também, a de garantir esses direitos”, concluiu.

Além da secretária inglesa e Ana Paula Fava, participam do encontro a embaixadora do Eresp (escritório do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo) Irene Gala, a coronel Helena Reis, secretária de Estado da Casa Militar, a secretária municipal do Trabalho Aline Cardoso, a presidente do grupo Mulheres do PSDB Yeda Crusius, a gerente dos Princípios de Empoderamento da ONU Mulheres Brasil Adriana Carvalho, a presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa e Ciência Helena Nader, entre outras.

Programa Mulheres Mentoras

Com a finalidade de incluir mais mulheres na gestão pública, a AEAI promove o primeiro “Programa Mulheres Mentoras”. Foram selecionadas 11 mulheres com experiência na carreira pública que, a partir de 18 de abril, deverão orientar 11 mentorandas interessadas no setor.

De acordo com Isabela Messias, assessora de Cooperação Internacional e idealizadora do projeto, “programas de mentoria são comuns no setor privado, principalmente no exterior”. A troca de experiência e o auxílio de jovens para o ingresso na carreira pública são os principais objetivos do programa.

O Mundo que Queremos

A agenda “O Mundo que Queremos”, organizada pela Assessoria Especial para Assuntos Internacionais (AEAI) em parceria com o Pacto Global da ONU, tem por objetivo comemorar os 70 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos, em 10 de dezembro próximo.

Nos últimos anos, a AEAI vem ampliando a programação de eventos que contemplam os direitos humanos. Em 2016, por exemplo, foram realizados do Feirão do Emprego para Refugiados e Imigrantes e o evento contra a violência doméstica sofrida pelas mulheres com o Consulado do Reino Unido.

No ano passado, a primeira edição dos #smashtheglass para o empoderamento feminino da mulher no mercado de trabalho com o Consulado do Canadá e o POW3R em defesa dos direitos femininos com o Consulado da Irlanda também fizeram parte das iniciativas da Assessoria Internacional.