SP dá posse a 1ª delegada seccional da história na região de Bauru

Cristiane Camargo Braga assume comando da Delegacia Seccional de Ourinhos, após chefiar a DDM de Tupã por 12 anos

sex, 16/09/2022 - 8h10 | Do Portal do Governo

O Governo de São Paulo deu posse nesta semana à delegada Cristiane Camargo Braga como titular da Delegacia Seccional da Polícia Civil em Ourinhos, subordinada ao Deinter-4 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior). Cristiane é a primeira mulher da história a comandar uma delegacia seccional na região de Bauru, que abrange 76 municípios.

“Quero parabenizar a delegada Cristiane pelo novo desafio à frente da Delegacia Seccional de Ourinhos. A região de Bauru tem seis seccionais e agora, pela primeira vez, uma delas será chefiada por uma mulher”, declarou o governador Rodrigo Garcia nesta sexta-feira (16).

“Nossa gestão valoriza o trabalho feminino e a atuação das mulheres em cargos de comando. Tenho certeza que a delegada Cristiane terá um excelente desempenho na nova função”, acrescentou Rodrigo.

A cerimônia de posse foi realizada na última terça (13), na sede da seccional de Ourinhos. Nos últimos 12 anos, Cristiane foi titular da Delegacia de Defesa da Mulher de Tupã, cidade em que também nasceu. Ela atua como delegada há 24 anos, sendo que por cinco anos ficou à frente da Delegacia da Mulher de Jales e oito anos em distritos policiais da capital.

“Uma honra assumir um cargo de tamanha relevância nos quadros da Secretaria de Segurança Pública, principalmente porque este cargo nunca havia sido ocupado por uma mulher. Assumo empenhada em diminuir índices criminais, trazer à população segurança e paz social e continuar os trabalhos já iniciados no combate à violência contra a mulher”, afirmou Cristiane.

A delegada, junto com o poder municipal, também foi responsável pela implementação, em 2021, do Pacto para o Enfrentamento da Violência contra a Mulher no município de Tupã, uma iniciativa que faz parte do programa Rede Girassol para apoio a vítimas de violência doméstica. Além disso, também criou, em 2020, a Cartilha sobre Violência Sexual contra a Criança e o Adolescente.

Agora à frente da Seccional de Ourinhos, Cristiane substitui o delegado Antonio José Fernandes Vieira, que passará a atuar no Departamento de Inteligência da Polícia Civil, na capital.