SP capacita décima turma do Programa Criança Feliz

Qualificação preparará equipes do Estado para coordenar as ações voltadas às famílias beneficiadas pela iniciativa

qui, 22/02/2018 - 8h32 | Do Portal do Governo

O Programa Criança Feliz (PCF) realiza em Piracicaba, até 23 de fevereiro, as atividades da 10ª turma de capacitação dos municípios paulistas que aderiram à iniciativa. A ação prevê visitas periódicas às casas dos beneficiários do Bolsa Família para estimular o desenvolvimento infantil, desde a gestação até os três anos.

Para as crianças que recebem o Benefício de Prestação Continuada, o atendimento será até os seis anos. Ao todo, serão capacitados 12 coordenadores, 33 supervisores e um técnico das Diretorias Regionais de Assistência e Desenvolvimento Social.

Participam dos encontros representantes das regiões da Alta Noroeste, Alta Paulista, Araraquara, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Grande São Paulo Oeste, Marília, Mogiana, Piracicaba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Vale de Ribeira. As atividades começaram no dia 19 de fevereiro.

No Estado de São Paulo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo conduz o programa por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Social, com o apoio da Coordenadoria de Ação Social e da Escola de Desenvolvimento Social do Estado.

Benefícios

Os conceitos e as metodologias das capacitações contribuem não só para qualificar a implementação do programa nos municípios, como também para a troca de conhecimento sobre o tema fundamental na assistência.

“Trata-se de uma estratégia intersetorial que envolve as três esferas do governo e promove o diálogo, bem como o fortalecimento da gestão, com investimento no potencial humano”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro.

“É um momento estratégico, que possibilita o fortalecimento das capacidades técnicas das equipes municipais para atuar no atendimento às famílias e seus filhos”, explica a coordenadora do PCF no Estado, Lígia Pimenta.

A iniciativa cumpre o Marco Legal da Primeira Infância e é coordenada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, articulada com as políticas de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Direitos Humanos e Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Encontros

De acordo com Arlete Graciano Fernandes, técnica da equipe do programa Criança Feliz em São Paulo, o objetivo das capacitações é abordar a questão do cuidado e estímulo ao desenvolvimento das crianças paulistas.

“Com carga horária inicial de 40 horas, são realizadas palestras, dinâmicas de grupo e até mesmo uma visita prática às famílias. Destacamos conceitos, metodologias, estudos de casos e simulações para coordenadores municipais e supervisores lidarem com os beneficiários, que, por vezes, estão em situação de vulnerabilidade”, ressalta.

“Temos relatos de que os responsáveis pelas crianças que participam do programa conseguem perceber mudanças significativas nas habilidades e comportamentos depois de um tempo. Além disso, os pais passam a ser preocupar mais com os momentos lúdicos ao lado dos filhos”, acrescenta Arlete Graciano. Ao todo, o Estado de São Paulo capacitou cerca de 400 profissionais nas turmas da iniciativa.

Assistente social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Piracicaba, Rosimeire Jorge ressalta que a gestão municipal designou dois supervisores e um coordenador para as qualificações. Os profissionais serão responsáveis por orientar os 23 visitadores no município.

“Por meio desses encontros, nossa equipe trabalhará para atingir resultados favoráveis a cerca de 700 crianças da cidade. Nosso objetivo é fortalecer o vínculo dos pequenos com as famílias, minimizar problemas futuros e amenizar atrasos no desenvolvimento infantil”, destaca a assistente social.

Objetivos

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes do Criança Feliz fazem o acompanhamento e fornecem orientações para estimular a qualidade de vida das famílias. Os visitadores são capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos e cultura.

Os objetivos da iniciativa incluem o apoio à gestante na preparação para o nascimento da criança e facilitar o acesso às políticas e serviços públicos de que os familiares necessitem.