SP aumenta em 30% a carteira de concessões de projetos de infraestrutura nesta gestão

Dados foram apresentados pelo Governador Rodrigo Garcia durante seminário promovido pela Editora Globo com apoio da Sabesp

qui, 15/12/2022 - 12h14 | Do Portal do Governo

Seminário PPPs e Concessões - Valor Econômico

O Governador Rodrigo Garcia fez a abertura, nesta quinta-feira (15), do seminário Infraestrutura como Chave do Desenvolvimento, promovido pela Editora Globo. O evento, realizado no Hotel Tivoli na capital paulista, teve o objetivo de debater os principais resultados e avanços realizados pela atual gestão do Governo de São Paulo no período de 2019 a 2022, além de apresentar os próximos projetos que estão em estruturação.

“Nesses últimos quatro anos, aceleramos um processo muito bem-sucedido em relação aos últimos governos, que resultou em 30% a mais de projetos na nossa carteira contratada. Nós herdamos 40 projetos da gestão anterior e hoje estamos entregando 52 projetos contratados, que incorporaram muitas dessas inovações nessas mudanças. Além da continuidade de projetos de parceria público-privada, tivemos coragem de zerar passivos regulatórios que naturalmente acumularam ao longo dos últimos anos”, disse Rodrigo Garcia.

Foram discutidos temas como os 12 novos contratos assinados, salto de 30% em uma única gestão. Também foi abordado que a carteira de concessões e PPPs alcançou R$ 31 bilhões em investimentos contratados e R$ 3 bilhões em outorga fixa, sendo a maior unidade geradora de caixa; além do Programa de Concessão de Parques; e a PPP Rodoanel Norte, que entrará em leilão em 14 de março de 2023.

A programação ainda incluiu os painéis “Infraestrutura como política de Estado em São Paulo: planejamento, credibilidade e oportunidades” e “Rodoanel Norte: inovações e perspectivas”, com a participação de Tarcila Reis Jordão, secretária de Projetos e Ações Estratégicas do Estado de São Paulo; Marcos Penido, secretário de Governo de São Paulo; Edgard Benozatti, subsecretário de Parcerias; Marina Zago, secretária executiva de Parcerias do Estado de São Paulo; Daniel Keller, economista, sócio da UNA Partners; Izabel Dompieri de Assis, coordenadora de Projetos na Subsecretaria de Parceria; Rafael Maia Alves, Global Infra da International Finance Corporation (IFC); Thiago Ferreira, assessor econômico-financeiro da Subsecretaria de Parcerias; e Guilherme Pellegrini, procurador da Procuradoria Geral do Estado (PGE); e Marco Aurélio Barcelos, diretor-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias Rodoviárias (ABCR).