SP acerta cooperação com ONG para levar desenvolvimento social e urbano para favelas

Acordo com a Gerando Falcões tem como premissa incorporar ações do projeto Favela 3D nas comunidades paulistas

qua, 05/04/2023 - 12h17 | Do Portal do Governo

Encontro Nacional das Favelas + Assinatura de Term

O Governo de SP acertou uma cooperação para construir medidas que levem desenvolvimento social e urbano para as favelas do estado. Nesta quarta-feira (5), o governador Tarcísio de Freitas formalizou protocolo de intenções com a ONG Gerando Falcões para incorporar ações do projeto Favela 3D no Estado por meio de políticas públicas estaduais.

O Favela 3D envolve a implementação de ações interdisciplinares em favelas, por meio de parcerias com instituições privadas e entes públicos estaduais e municipais, além do envolvimento das comunidades locais.

“Estamos focados em construir as pontes para o futuro, as pontes para a oportunidade. E, agora, com o Favela 3D, estamos percebendo que podemos transformar a favela, de fato, em um local de prosperidade. Vamos tornar o Favela 3D no maior programa brasileiro de erradicação da pobreza, de emancipação, de transformação desse espaço, que é tão rico”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

A parceria entre o Governo de SP e a Gerando Falcões envolve a construção conjunta de uma política pública para atuar na redução da desigualdade social no Estado de São Paulo, voltada, especialmente, para os núcleos urbanos informais. Os principais pilares da nova política serão a provisão de moradia digna e desenvolvimento urbano e socioeconômico para a superação da pobreza nesses territórios.

Além disso, a política proposta terá como eixos a provisão de serviços públicos de habitação e urbanismo; geração de renda; desenvolvimento social e digital; cultura, esporte e lazer; primeira infância; cidadania e cultura de paz; acesso à saúde; autonomia da mulher; e educação.

O acordo será válido por 180 dias, podendo ser prorrogado pelos signatários. Não haverá transferência de recursos entre as partes e as atividades serão prestadas em regime de cooperação mútua. O extrato do protocolo de intenções será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nos próximos dias.

A secretária de Cultura e Economia Criativa, Marília Marton, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, também estiverem presentes ao ato, no Memorial da América Latina, na capital paulista.