Iniciativa do FUSSESP quer fortalecer autoestima de pacientes com câncer

Projeto cria curso de Prótese Capilar e Megahair para produção e doação de perucas às mulheres em tratamento contra o câncer no ICESP

seg, 16/10/2017 - 11h54 | Do Portal do Governo

O Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) lançou nesta segunda-feira (16) o projeto Solidariedade em fios, uma parceria com o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) para produção de próteses capilares que serão doadas para pacientes em tratamento contra o câncer.

A ideia surgiu dos contatos de Lu Alckmin, primeira-dama e presidente do Fundo Social, com participantes da Escola de Qualificação Profissional. “Eu sempre encontrava com alguma aluna que estava se recuperando e comentava que a perda do cabelo era algo que mexia com a autoestima”, disse a presidente do FUSSESP.

Desses relatos surgiu a ideia de aproveitar a experiência dos cursos de Beleza para criação de um curso de Prótese Capilar e Megahair, através dos quais os alunos poderão contribuir com a campanha e doar próteses aos pacientes em tratamento pelo ICESP.

SOLIDARIEDADE EM FIOS: SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO

O governador Geraldo Alckmin também participou da cerimônia de lançamento do projeto. “Destaco o efeito que a iniciativa tem na saúde das pacientes”, disse Alckmin. “Não apenas o bem-estar físico, mas também psíquico e social. Este é o conceito mais avançado que nós temos: o tratamento mais humanizado e a promoção da autoestima para melhorar a saúde”, destacou o governador.

Inscrições já podem ser feitas
As inscrições para a primeira turma do curso de Prótese Capilar e Megahair podem ser feitas a partir desta segunda-feira (16) até o dia 20 de outubro, na sede do FUSSESP, localizada no Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo (Rua Ministro Godói, 180, Perdizes).

Inicialmente, estão disponíveis 10 vagas. Para participar é preciso ter a partir de 16 anos de idade, formação de cabeleireiro e noções de costura.

Como parte do curso que terá 64 horas de duração, o aluno aprende técnicas de visagismo, estudo de personalidade e desejo do paciente aplicadas em entrevista para a produção da prótese mais adequada.

O curso será realizado no período de 6 a 16 de novembro. Para mais informações sobre o projeto, os interessados devem entrar em contato com o FUSSESP, nos seguintes números de telefone: (11) 2588-5783 ou 2765-4957.

Doações de cabelos
O projeto também incentiva as pessoas a doarem mechas de cabelo para a confecção das próteses capilares. Os doadores devem se dirigir à sede da Escola de Beleza do FUSSESP, no Parque da Água Branca, em São Paulo (Rua Ministro Godói, 180. Perdizes) para fazer a doação e ganhar um corte de cabelo gratuito. O horário de funcionamento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

As mechas de 12 cm ou mais, amarradas em elástico e colocadas em saco plástico, também podem ser enviadas pelos Correios, em nome do Fundo Social de Solidariedade do Estado, para o seguinte endereço: Avenida Morumbi, 4.500, 2º andar – CEP: 05650-905 – São Paulo, SP.

O FUSSESP já recebeu da Receita Federal uma doação de 50 quilos de cabelos, mas a presidente do Fundo espera receber mais contribuições. “Temos essa doação, mas nossas mechas são limitadas. Por isso gostaria de pedir para as pessoas que puderem doar para procurar o Fundo Social, ou até mesmo ir na Escola de Beleza e fazer o corte lá”, comentou Lu Alckmin.

Outubro Rosa
Saiba como se prevenir do câncer de mama. Clique aqui