Sistema prisional da região central encerra ano letivo com formaturas e boas notas

Programa Escola nas Prisões beneficia 178 reeducandos em 2019 e registra bons resultados no Enem

ter, 04/02/2020 - 19h35 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/SAP
30 sentenciados recebem certificado de conclusão de curso no CDP de Limeira

O programa de Educação nas Prisões, parceria entre as secretarias da Administração Penitenciária (SAP) e de Educação, tem ajudado os reeducandos de São Paulo a enxergarem nos estudos uma nova perspectivas de vida. Graças ao programa, eles têm acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA), com materiais da rede estadual, “EJA Mundo do Trabalho”, cumprindo com o currículo do Estado de São Paulo. As aulas acontecem dentro das unidades prisionais, por intermédio de uma escola estadual vinculadora próximo ao estabelecimento penal.

Entre novembro a dezembro de 2019 foram realizadas quatro cerimônias de formaturas do ensino fundamental e médio nas unidades prisionais de Limeira, Guareí I, Porto Feliz e Piracicaba. Ao todo, 178 reeducandos receberem certificados que registram não apenas a conclusão dos cursos, mas também o início de uma nova etapa pautada na ressocialização.

Em Guareí, por exemplo, 37 reeducandos do Ensino Fundamental e 15 do Ensino Médio concluíram os dois ciclos. No Centro de Detenção Provisória (CDP) de Limeira, a cerimônia para realizar a entrega dos certificados contou com 30 alunos. Já no Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Porto Feliz, 66 reeducandos do ensino Fundamental e Médio foram certificados. Por fim, o Centro de Detenção Provisória “Nelson Furlan” também entregou certificados para três detentos do ensino regular no dia 17 de dezembro com o apoio da escola vinculadora “Dr. Alfredo Cardoso”.

Enem traz bons resultados

Além das formaturas do EJA (níveis fundamentais e médios), a CRC comemorou, também, o aumento de 12, 21% no número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 em relação ao ano de 2018. Com um total de 4.014 inscrições em 2019 comparando a 3524 de 2018, ou seja, 517 inscrições a mais em relação ao ano anterior. A aplicação das provas ocorreu nos dias 10 e 11 de dezembro sob supervisão de dirigentes da Fundação Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap).

Para o diretor do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (GRATE) da CRC, Bruno Corrêa Múfalo, a educação é uma grande oportunidade no processo de ressocialização. “É gratificante ver os frutos do empenho de todos os envolvidos”, afirmou.