Sexto FalaTec aborda tecnologia blockchain e moedas virtuais

Programa debate sobre o funcionamento da tecnologia, o aumento de popularidade e suas aplicações no ambiente de negócios

qui, 22/11/2018 - 12h41 | Do Portal do Governo

Já ouviu falar sobre blockchain ou bitcoin? Não se sinta um extraterrestre se ainda não sabe do se trata, mas as duas palavras já fazem parte do universo tecnológico e financeiro há quase uma década. No entanto, nos últimos anos o tema vem ganhando popularidade também entre quem não é do ramo.

Para saber mais a respeito e, quem sabe, se aventurar nesse mundo de novas possibilidades, vale a pena conferir o sexto episódio do FalaTec, podcast do Centro Paula Souza dedicado a discutir atualidades, inovação e tecnologia lançado nesta quinta-feira (22).

No programa, o apresentador Leonardo Tote recebe César Torres Fernandes, professor da Fatec São Bernardo do Campo e coordenador de projetos no Centro Paula Souza, para falar sobre blockchain.

“É uma tendencia crescente no mercado financeiro mundial. Criada em 2008 para dar suporte à negociações de moedas digitais, a tecnologia blockchain é valorizada pela segurança que oferece e suas possibilidades de expansão para novos mercados”, explica o apresentador Leonardo Tote.

O programa traz uma conversa sobre como funciona essa tecnologia, porque ela ganhou popularidade, quais são suas aplicações no mercado e de que maneira o tema é abordado nos cursos superiores de Tecnologia da Informação.

“É uma rede totalmente descentralizada, que aproveitou todo o potencial da internet para que isso fosse possível. Essa rede ponto a ponto permite que se possa criar transações sem a preocupação de ter um órgão regulador no caminho. Isso possibilitou, em meados de 2009, o surgimento do bitcoin, que foi a primeira moeda digital, também chamada de criptomoeda”, comenta o professor da Fatec.

O podcast já está disponível para streaming e download na internet e também no Spotify. As cinco primeiras edições, que abordaram cursos técnicos, o plástico no meio ambiente, o mercado de games no Brasil, a gourmetização de alimentos e a mobilidade urbana, respectivamente, também podem ser ouvidas nestas plataformas.

FalaTec

A série de dez podcasts traz conversas semanais com especialistas que atuam como docentes ou coordenadores, à frente de equipes e disciplinas dos cursos técnicos das Escolas Técnicas (Etecs) e superiores tecnológicos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, em um bate-papo descontraído e cheio de informação.

A retransmissão dos podcasts, seja na versão completa ou na reduzida, com um minuto de duração, é liberada para os veículos de comunicação, com o devido crédito.