Sétimo episódio do FalaTec aborda o respeito à diversidade

Podcast do Centro Paula Souza sobre atualidades, inovação e tecnologia destaca como o tema pode ser trabalhado no ambiente escolar

ter, 27/11/2018 - 15h09 | Do Portal do Governo

Foi lançado nesta terça-feira (27) pelo Centro Paula Souza o sétimo episódio do FalaTec, podcast dedicado a discutir atualidades, inovação e tecnologia, com um debate entre o apresentador Leonardo Tote e Lucília Guerra, diretora de Capacitação Técnica e Pedagógica do Centro Paula Souza, sobre respeito à diversidade.

No programa, a dupla conversa sobre como vencer a resistência de algumas pessoas na hora de adotar uma linguagem inclusiva e, principalmente, como isso pode ser trabalhado no ambiente escolar, para preparar os estudantes a lidarem com o tema desde cedo.

“Vivemos em uma época marcada pelo florescimento do ativismo e pelo fortalecimento de iniciativas para defesa de minorias. Principalmente pela internet. E também por causa da internet, vários casos de preconceito e intolerância em diferentes contextos são divulgados e combatidos. Mas como prevenir esses casos e garantir um ambiente de respeito?”, questiona o apresentador Leonardo Tote.

A convidada Lucília Guerra reforça a importância da temática e destaca o real significado da palavra respeito, que segundo ela tem sido usada de forma ordinária no cotidiano das pessoas. “Quando falamos do respeito ao ser humano e toda sua complexidade, dentro das suas escolhas, das suas opções e daquilo que as pessoas têm o direito de ser. Respeitar a diversidade é respeitar o quanto o outro é diferente de mim”, argumenta a diretora do CPS.

O podcast já está disponível para streaming e download na internet e também no Spotify. As seis primeiras edições, que trataram de cursos técnicos, do descarte de plástico no meio ambiente, do mercado de games no Brasil, da gourmetização de alimentos, de mobilidade urbana e do blockchain, respectivamente, também podem ser ouvidas nessas plataformas.

FalaTec

A série de dez podcasts traz conversas com especialistas que atuam como docentes ou coordenadores, à frente de equipes e disciplinas dos cursos técnicos das Escolas Técnicas (Etecs) e tecnológicos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, em um bate-papo descontraído e cheio de informação.

A retransmissão dos podcasts, seja na versão completa ou na reduzida, com um minuto de duração, é liberada para os veículos de comunicação, com o devido crédito.