Servidores serão capacitados para usar programa SP Sem Papel

Desenvolvido pela Prodesp, com qualificação da Fundação Vanzolini, iniciativa aproveita todo o potencial das tecnologias digitais

qui, 18/07/2019 - 17h11 | Do Portal do Governo

Os servidores públicos estaduais das secretarias da Educação e do Governo de São Paulo vão receber treinamento para aprender a navegar pelo portal SP Sem Papel, programa que pretende eliminar, gradativamente, o uso de papel nos trâmites da administração estadual e na relação do Governo com os municípios e cidadãos.

A capacitação acontecerá entre os dias 17 e 19 de julho nos polos da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Efape).

O SP Sem Papel é um marco na história da administração estadual, pois além de reduzir drasticamente o uso de papéis, aproveita todo o potencial das tecnologias digitais para dar mais agilidade no atendimento de processos e demandas da administração pública.

A implantação está sendo feita pela Prodesp por etapas e deverá ser concluída em todos os órgãos e secretarias do Estado ainda em 2019. Na primeira fase de programa, seis secretarias serão contempladas: Educação, Governo, Casa Civil, Saúde, Fazenda e Planejamento, Desenvolvimento Regional, além da própria Prodesp.

No próximo mês de agosto, o SP Sem Papel chegará às secretarias de Educação e de Governo. De acordo com o presidente da Prodesp, André Arruda, o portal SP Sem Papel dará mais transparência ao trâmite dos documentos, permitindo pesquisa simplificada em tempo real.

“O sistema vai facilitar o trabalho dos servidores, através da elaboração de documentos a partir de modelos padronizados. Além disso, ele garante maior confiabilidade, pois a autenticidade dos documentos será assegurada por meio de assinatura digital – única ou em lote”, afirma.

Para assegurar o sucesso do programa, os servidores de todas as áreas do Governo serão habilitados para conduzir a iniciativa. Um amplo sistema foi desenvolvido e está sendo aplicado pela Fundação Vanzolini.

Até esta sexta-feira (19), a Fundação vai ministrar aulas presenciais para formar multiplicadores do portal SP Sem Papel. O curso, que tem duração de oito horas, com formação de quatro turmas por dia, vai ajudar os funcionários a navegar pelo sistema para aprender a produzir trâmites internos totalmente digitais.

Além da formação presencial, também será disponibilizado um ambiente virtual de aprendizagem com tutoriais de navegação pelo sistema, cursos de apoio aos formadores e de habilitação para os servidores em geral.

Após a implantação do modelo digital, a Fundação Vanzolini vai manter uma operação assistida com apoio presencial de duas semanas em cada secretaria e realizar webconferências para responder dúvidas.