Seminário discute concessões e parcerias público-privadas em SP

Evento no Palácio dos Bandeirantes, em parceria com Ibeji e apoio do jornal Financial Times, também apresentou carteira de projetos

qua, 30/10/2019 - 15h15 | Do Portal do Governo
Vice-governador Rodrigo Garcia participa de seminário sobre concessões e parcerias público-privadas em SP

O Governo do Estado de São Paulo e o Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (Ibeji), com o apoio do jornal Financial Times, realizaram seminário na manhã desta quarta-feira (30), com a presença de empresários, investidores e agentes do setor de infraestrutura e da área jurídica para conhecer e debater os projetos de concessões e parcerias público-privadas do Estado.

Um talk show entre o Vice-governador Rodrigo Garcia, que preside o Conselho Gestor de Parcerias, e o editor do Financial Times para América Latina, Michael Sott, abriu os trabalhos. Durante a conversa, Garcia falou sobre a situação fiscal de São Paulo, a carteira de projetos e as expectativas de crescimento econômico.

“O ativismo do Governador João Doria e de toda a equipe para atrair novos investimentos é preponderante para a retomada do desenvolvimento e do emprego. Estudos iniciais do Seade apontam o crescimento do nosso PIB muito acima do país. Mesmo assim, temos um teto para crescer, por isso é importante que o país retome o caminho positivo. Para isso, apoiamos todas as reformas propostas”, afirmou Garcia.

Seminário no Palácio dos Bandeirantes reuniu empresários, investidores e agentes do setor de infraestrutura

No encerramento, às 13h, Doria falou sobre a importância de se reunir ao setor privado para discutir a nossa carteira de projetos. “Um Estado menor pode e deve ser mais eficiente. Ele deve governar para os mais pobres, os mais desvalidos e valorizar a livre iniciativa. O Estado deve desburocratizar e estimular o capital privado. É o investidor quem deve gerar riqueza para o país, é o setor privado o grande empregador e gerador de renda. É papel do Estado desburocratizar e facilitar a participação do investidor nos projetos em que não precisa estar”, disse o Governador.

Logo após o talk show, a Subsecretária de parcerias Tarcila Reis Jordão detalhou os projetos prioritários do governo e sua viabilidade financeira. “Temos uma equipe que conversa com o mercado de forma constante e consistente. Só assim temos a segurança para propor as inovações.”

A Procuradora-adjunta Geral de Estado, Cristina Mastrobuono, contou sobre o trabalho integrado da procuradoria com a subsecretaria de parcerias. “Criamos um grupo de trabalho de procuradores que alinham e afinam os projetos juridicamente. Isso é inovador e muitas das nossas decisões jurídicas são referências para outros estados.”

O presidente do Ibeji, Augusto Neves Dal Pozzo, enalteceu o trabalho conjunto do Governo de São Paulo com o setor de infraestrutura e a preocupação para a proposição de contratos transparentes e inovadores.

A segunda parte do seminário teve salas temáticas dos projetos prioritários e mesas de debates específicas sobre os projetos de PPPs do Trem Intercidades, que ligará São Paulo a Campinas, e dos presídios. Houve painéis também sobre as concessões rodoviárias da Piracicaba-Panorama, do Litoral Paulista, do Ginásio do Ibirapuera e das Linhas 8 e 9 da CPTM.